- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HRL registra aumento nos atendimentos a vítimas de quedas e de violência no trânsito
16 de novembro de 2016 - 08:36, por Marcos Peris
Por Tito Lívio de Santana
O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, voltou a registrar na semana passada aumento no número de vítimas de vários tipos de queda, como da própria altura, de telhados e escadas, bem como de violência no trânsito. De acordo com os dados registrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), entre a segunda-feira (7) e o domingo (13), pelo menos 75 pessoas vitimadas por quedas deram entrada no Pronto Socorro, enquanto outras 51 se envolveram em acidentes automobilísticos, motociclísticos e atropelamentos.
Em comparação à semana anterior, compreendida entre os dias 31 de outubro a 6 deste mês, quando foram atendidas na unidade 68 vítimas por quedas, o número registrado entre a segunda-feira e o domingo passados foi superior em 10,2%. De acordo ainda com os dados do Hospub, durante toda a semana passada, o Hospital Regional de Lagarto assistiu a 960 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre atendimentos clínicos e cirúrgicos.
Trânsito
Durante toda a semana passada, de acordo ainda com os dados do Hospub, o número de vítimas de violência no trânsito atendidas no HRL cresceu 13,3%, se comparado ao período entre os dias 30 de outubro a 6 deste mês, quando o Pronto Socorro da unidade havia assistido 45 pacientes envolvidos em acidentes automobilísticos, motociclísticos e atropelamentos.
Entre a segunda-feira e o domingo passados, das 51 vítimas de violência no trânsito atendidas no HRL, em torno de 91%, ou seja, 46, foram de usuários envolvidos em acidentes motociclísticos. Além destes, o Pronto Socorro do Hospital Regional de Lagarto ainda assistiu duas pessoas que sofreram atropelamentos e três por acidentes automobilísticos.
Em relação à violência urbana, os plantões entre a segunda-feira e o domingo passados registraram seis casos de agressões físicas, um de ferimentos por arma branca (faca, facão, canivete) e mais três por arma de fogo.
No mesmo período, deram entrada ainda no HRL 34 pacientes com traumas diversos, três por picadas de animais e um por mordidas de cão. Também na semana passada, o HRL atendeu ainda três usuários que sofreram queimaduras e nove que apresentaram quadro de intoxicação.
Satisfação
No último dia 5, a família do lavrador Q.J.S., de 73 anos, teve que mais uma vez recorrer aos serviços de urgência e emergência do HRL. “Ele é hipertenso, estava apresentando uma dormência do lado esquerdo e outros sintomas. Levamos a uma clínica particular e lá o médico o encaminhou para o hospital regional”, conta a filha do agricultor, a dona de casa Maria Elizabeth dos Santos, de 33 anos, que reside no Povoado Açuzinho, em Lagarto.
“Aqui ele precisou ser internado e fez uma série de exames. Felizmente o pessoal daqui é maravilhoso e atencioso. Agora meu pai já está bem melhor”, disse. Segundo ela, essa é a segunda vez que alguém da família precisou de atendimento no HRL. “Minha mãe ficou dez dias internada este ano aqui, aonde chegou com uma forte infecção intestinal”, relatou a dona de casa. “Cheguei aqui quase morta, mas graças a esse hospital estou bem viva para contar minha história”, completou a lavradora Maurinina Mamédia dos Santos, de 79 anos, mãe de Maria Elizabeth.