- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
IFS campus Lagarto é ocupado por estudantes; alguns são contrários ao processo
10 de novembro de 2016 - 13:09, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na manhã desta quinta-feira (10), o campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) foi ocupado pela sua classe estudantil em parceria com outros movimentos estudantis e sindicatos. O IFS é a quarta instituição de ensino ocupada no estado.
De acordo com os estudantes, a ocupação é uma forma de protesto contra o Projeto de Emenda Constitucional 55 e 241, que tratam do congelamento de gastos do Governo Federal em áreas como educação e saúde por 20 anos; contra o Projeto de Lei Complementar 257, que retira a obrigatoriedade da concessão de reajuste salarial aos professores de todas as redes de ensino; contra o projeto Escola Sem Partido e o Governo Michel Temer.
“Não estamos afim de prejudicar os estudantes, pelo contrário, nós queremos lutar contra os prejuízos que o próprio Governo Federal está promovendo”, disse Danniel Ribeiro, aluno do curso de Rede de Computadores do IFS campus Lagarto.
Ribeiro também falou que a ocupação é apoiada pela União da Juventude Socialista (UJS), Levante Popular da Juventude, Quilombo, Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Sergipe (Sintese) e pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).
“A nossa orientação é que a ocupação só acabe em caso de rejeição da PEC, ou se houver alguma decisão sobre o assunto em assembleia. (…) Enquanto isso, o setor administrativo continuará funcionando normalmente”, informou Danniel Ribeiro.
Logística da ocupação
Durante a primeira reunião, os estudantes criaram as comissões de Alimentação, Segurança, Comunicação e Manutenção. O objetivo destas é garantir que não ocorra problemas com os alunos e com o patrimônio público.
Além disso, os ocupantes dormirão em três salas de aula, a alimentação será garantida pelo Sintese e Sinasefe. Enquanto os alunos menores de idade somente poderão dormir no campus com a permissão dos pais ou responsáveis.
Vale ressaltar que para adentrar ao campus todos serão obrigados a passar pelo processo de revista, executada pelos próprios ocupantes, e que nenhum externo a classe estudantil do IFS poderá pernoitar no campus.
Alunos contrários ao processo de ocupação
Um grupo de alunos se opõem a ocupação do campus Lagarto devido ao processo deliberativo que culminou na ação de hoje. De acordo com Allan de Jesus, estudante do curso integrado de Eletromecânica, o Grêmio não apresentou nenhum documento comprovando a aprovação da ocupação pela maioria dos alunos do IFS Lagarto.
Para ele, alguns líderes da noite e dos cursos de nível superior não foram ouvidos, e que por isso o movimento é ilegítimo.