- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Educa Mais chega à Câmara de Vereadores de Boquim
22 de outubro de 2015 - 10:05, por Marcos Peris
Dando continuidade à apresentação do Programa Sergipe Educa Mais, o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, esteve na manhã da última quarta-feira, 21, na Câmara Municipal de Boquim, primeiro parlamento a receber essa explanação que está sendo feita paulatinamente à sociedade.
Jorge Carvalho iniciou utilizando a tribuna para expor os dados da atual situação da Educação. Demonstrou primeiramente a estrutura administrativa da Seed, que gerencia 354 escolas estaduais, 16.399 servidores e 167.940 estudantes. Além disso, mostrou também um diagnóstico dos investimentos que são feitos na Educação do estado.
Em seguida, o secretário passou à exposição dos cinco projetos que fazem parte do programa Sergipe Educa Mais. “Esse é um programa preocupado com as condições de funcionamento da escola sergipana. Um projeto que está convocando todos os cidadãos, famílias, professores e políticos a se somarem em defesa da escola sergipana”, disse.
Segundo Jorge Carvalho, “o objetivo é fazer uma mobilização para que possamos tirar Sergipe de uma situação extremamente ruim do ponto de vista do ensino que é entregue ao nosso estado”, pontuou.
Ele fez um resumo de ações que já foram implementadas nos últimos 10 meses, como auditoria na folha de pagamento e digitalização e informatização dos 17 mil prontuários dos servidores, processo licitatório para a terceirização da alimentação escolar em 32 escolas, implantação do diário de classe eletrônico e da matrícula on-line, ampliação do acesso à internet, entre outras.
Sergipe Educa Mais
O secretário explicou aos vereadores de Boquim os projetos que fazem parte do Programa Sergipe Educa Mais, que será enviado à Assembleia Legislativa.
São eles: a reformulação da Gestão Democrática, o programa de intercâmbio estudantil Sergipe para o Mundo, o Sistema de Avaliação do Ensino (SAESE), o projeto que pretende vincular a distribuição do ICMS municipal ao desempenho escolar e o Prêmio Ofenísia Freire.
“Além disso, a Seed promoverá a renovação da frota de ônibus escolares, entre outras ações a serem desenvolvidas”, destacou.
O vereador José Nivaldo Santos, autor do requerimento que convidou o secretário para expor o programa na Casa Legislativa, fez alguns questionamentos e elogiou a proposta apresentada.
“É um prazer para mim ter o secretário Jorge Carvalho nesta casa. Já o acompanho há algum tempo. Parabenizo e faço um apelo para que a Assembleia tenha um olhar sensível no sentido de aprovar esse projeto”, disse.
Já o vereador José Raimundo Neves se mostrou bastante satisfeito com a explanação. “Acho bastante plausível o secretário mostrar a real situação da educação do estado. A gente espera que esse projeto realmente dê certo”, declarou.
O vice-prefeito de Boquim, Clóvis Trindade, elogiou bastante a exposição feita por Jorge Carvalho e disse que “é muito importante a forma correta e sincera como o secretário está se conduzindo, mostrando de forma transparente a situação da educação, e o que o Governo do Estado está fazendo para solucionar os problemas”.
Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Jackson Costa Santos; o primeiro secretário, Silvio Soares Santos; o segundo secretário, José dos Santos Maciel, e demais vereadores daquela Casa Legislativa.