- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Enem: “Nesses últimos instantes o importante é relaxar”, recomenda educador
4 de novembro de 2016 - 09:38, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Diante da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana, o conhecido professor Moacir Poconé elencou algumas dicas importantes para os alunos que irão prestar o exame. Vale destacar que em Sergipe os portões fecharão às 12h, horário local.
Em uma de suas dicas, Poconé argumenta que nessas últimas 24h que antecedem ao exame o aluno não deve procurar aprender qualquer conteúdo que seja, pois esse período já passou.
“O importante nesses últimos instantes é a pessoa relaxar. O ideal seria a pessoa buscar assistir algum filme, a uma televisão, conversar com amigos, evitar bebidas alcoólicas e tentar deixar a prova de lado”, recomendou o professor. Ele também falou que o aluno apenas deve voltar as suas atenções para a prova no sábado.
Além disso, o professor apresentou algumas dicas voltadas a alimentação, a redação, ao tempo de realização do Enem, bem como daquilo que deve ser feito do sábado para o domingo.
Tema da redação
De acordo com Poconé, existem cinco prováveis temas que podem estar na redação. O primeiro seria ligado as cidades, com assuntos em torno da mobilidade urbana, descarte do lixo e acessibilidade; o segundo seria relacionado as minorias étnico-raciais ou sobre pessoas com necessidades especiais; o terceiro tema está ligado aos esportes como inclusão social. “Por conta da realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas”, argumenta.
Para ele, o quarto tema abordaria os maus tratos animais na diversão humana, ou nas experiências cientifica; enquanto o quinto tema trataria de assuntos ligados a internet, a exemplo do cyberbullying, do exibicionismo nas redes sociais.
“E por último algum assunto ligado a alimentação, como o desperdício de alimento, ou a obesidade, por exemplo”, acrescentou Poconé.
Não fazer na redação
Ainda sobre a redação, o professor disse que os candidatos não devem copiar frases dos textos de apoio, mas informou que os mesmos podem utilizar algum dados que os textos apresentem.
Poconé recomendou que os alunos se atentem aos erros de pontuação e, principalmente, a grafia das palavras. “Escrever errado é um problema, e a depender da palavra fica uma coisa absurda. E quanto mais erros ele comente, mais ele perde na competência I, que trata do português”, explicou o educador.
O que fazer na redação
Para ganhar mais pontos na redação, Moacir sugeriu que os alunos fizessem alguma referência do tema debatido na redação com algum discutido num livro, site ou programa de televisão.
“Tentar fazer essas relações demonstram que a pessoa tem a capacidade de não somente comentar o assunto, mas de saber ligar o assunto as diferentes áreas do conhecimento”, esclareceu Moacir Poconé.
Ele também disse que o alunos devem se organizar para fazer a redação, preocupando com a limpeza do texto, a clareza e objetividade dos argumentos expostos, além da estruturação das ideias.
“Eu oriento os alunos a fazerem 4 parágrafos, um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão. O aluno deve sair do censo comum, evitar clichês, e respeitar os direitos humanos. Então o aluno não pode defender que se matassem bandidos, por exemplo, mesmo que ele ache isso”, comentou o professor.
Tempo
Em relação ao tempo de prova, Poconé sugeriu que os candidatos passem no máximo duas horas em cada área de conhecimento, reservando 30 minutos para o preenchimento da folha de respostas. Para o domingo, ele recomendou que os candidatos iniciem a prova fazendo a redação, e depois resolvendo aquelas questões que têm mais afinidade.
Alimentação
Para os momentos que antecedem ao Enem, Poconé recomendou que os alunos evitem comer comidas pesadas ou coisas novas para evitar que o organismo as rejeitem no momento da prova.
Sobre os lanches que são levados para as salas de prova, o professor orientou que os candidatos evitem coisas gordurosas, e que tenham muito cuidado com os líquidos.
É preciso que ela entenda que não vai para um piquenique. Então é bom que ele leve o seu lanche normal do dia a dia. (…) Ouço dizer que a fruta é o lanche mais recomendável, e ouço também alguns especialistas recomendando que as pessoas evitem chocolates e doces, porque o açúcar provoca um momento de expiração e depois de dispersão.
Roupa
No tocante as roupas, Moacir Poconé recomendou que os alunos vistam roupas que já usaram e que portem consigo um casaco para evitar que o frio em salas com ar condicionado.
Não fazer do sábado para o domingo
“Muita gente vai conferir o gabarito, e isso pode acabar prejudicando no desempenho do domingo. Então o ideal é deixar de lado tudo que se refere o Enem, para no domingo ir fazer a prova”, orientou o professor.