- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Um mês de radares: Menos acidentes e mais multas
20 de outubro de 2015 - 12:58, por Marcos Peris
Por Tanuza Oliveira
Na próxima quarta-feira, dia 21, faz um mês que novos equipamentos de fiscalização trânsito foram instalados nas ruas de Aracaju. Foram trinta de dias de readaptação, alerta e, possivelmente, flagras. Possivelmente porque, segundo Nelson Felipe, superintendente de Transporte e Trânsito do município, os dados exatos só serão revelados após a quarta-feira.
As infrações devem estar relacionadas, principalmente, a avanços com sinal fechado, às populares roubadinhas e a transitar com velocidade acima dos 60 km/h. Os equipamentos foram aferidos por profissionais do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro.
Entre radares, sensores em semáforos e lombadas eletrônicas, outros 70 equipamentos devem compor o sistema até o fim do ano. A novidade é que os aparelhos ficaram mais sensíveis e podem detectar até as infrações das motocicletas, o que antes não acontecia.
Quanto às câmeras de monitoramento, atualmente a SMTT possui 14 equipamentos espalhados nos principais pontos de conflito. Elas funcionam 24 horas e captam e gravam diversas infrações de trânsito, desde conversões proibidas a graves acidentes.
Segundo a SMTT, só este ano, foram registrados na Capital quase três mil acidentes, com 30 mortes. Os números assustam e reforçam a importância dos equipamentos. Agora, é esperar os dados da SMTT e conferir se os aparelhos estão, de fato, possibilitando o retorno esperado.