- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto registra o maior índice de votos brancos e nulos da região centro-sul
4 de outubro de 2016 - 04:55, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias / Com informações da EBC
Segundo um levantamento efetuado nos resultados das eleições 2016, disponibilizado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município de Lagarto aparece como a cidade que mais registrou votos brancos (2,06%) e a única a catalogar votos nulos, os quais atingiram o percentual de 7,19% dos votantes.
No quesito votos brancos, Lagarto foi seguido pelos municípios de Simão Dias (1,89%), Tobias Barreto (1,23%), Riachão do Dantas (1,51%) e Poço Verde (1,36%). Já no tocante aos votos nulos, a cidade ternura registrou 4.411 votos, 7,19% dos votantes.
De acordo com o Glossário Eleitoral do TSE, o voto nulo significa que o eleitor decidiu anular o seu voto e, por isso, o seu voto não é computado. Já o voto em branco também não é um voto válido, mas significa que o eleitor não aprova nenhum dos candidatos. Vale ressaltar que as duas modalidades de voto não anula a eleição e nem são transferidos a quaisquer candidatos no momento da contagem.
Nos municípios citados os índices de comparecimento e abstenção oscilaram entre 86,14% a 88,76% e 11,24% a 13,86%, respectivamente. No Brasil, mais de 25 milhões de eleitores não compareceram as urnas, segundo o TSE.
Recado popular – Enquanto fazia uma visita oficial ao presidente da Argentina, Mauricio Macri, o presidente da República Federativa do Brasil, Michel Temer (PMDB), comentou os índices de abstenção. Segundo ele, o número significa “ um recado que se dá à classe política brasileira para que reformule eventuais costumes inadequados”.
“Há uma decepção, sem dúvida nenhuma, com a classe política em geral. Não se pode particularizar o partido A ou B. Temos 35 partidos no país. Quase todos eles com candidatos às prefeituras municipais. Mesmo assim, a abstenção foi realmente muito significativa”, disse o presidente, Michel Temer.