- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Hospital de Lagarto fortalece o SUS no interior e a Rede Estadual de Urgência e de Emergência
22 de setembro de 2016 - 12:29, por Marcos Peris
A regionalização e a descentralização da Rede de Urgência e Emergência em Sergipe traz grandes avanços e benefícios à população, que conta com mais serviços nesse segmento. Uma das medidas essenciais para agilizar o acesso foi a implantação, há seis anos, do Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul, fruto da reforma sanitária e gerencial do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe.
A importância da existência da unidade hospitalar para atender com rapidez e qualidade a população é reconhecida pelos próprios usuários do SUS que diariamente buscam o HRL. “É muito importante ter um hospital como este perto da gente, no mesmo município, pois evita o deslocamento para Aracaju”, afirma a lavradora Edna Teixeira dos Santos, 51 anos, que reside no povoado Colônia 13, em Lagarto.
Nesta quarta-feira, 21, ela acompanhava o pai, J.N.T., de 79 anos, que estava internado em uma das enfermarias da Clínica Médica do HRL. “Ele apresentava quadro de infecção e chegou aqui sentindo muitas dores. Está sendo muito bem tratado. Aqui tem médico, a alimentação é boa e meu pai recebe diariamente a medicação correta. Ele mesmo elogia o atendimento daqui”, ressalta a agricultora.
Assim como o pai da lavradora, o Hospital Regional assiste mensalmente a milhares de cidadãos de todo o Centro-Sul de Sergipe (Lagarto, Salgado, Poço Verde, Simão Dias, Riachão do Dantas e Tobias Barreto), além de municípios de outras regiões do Estado como São Domingos, Campo do Brito e Itabaiana, no Agreste, Estância, Boquim e Tomar do Geru, na região Sul. Usuários do SUS procedentes de municípios baianos circunvizinhos ou que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina e Fátima, também recorrem à assistência do HRL durante todo o ano.
Atendimentos
Gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e atualmente em fase de federalização para transformar-se, no futuro, em Hospital Universitário, o HRL no mês passado atendeu a 6.001 pacientes e realizou mais de 24 mil procedimentos de urgência e emergência como consultas especializadas em ortopedia, pediatria, clínica geral, tratamentos clínicos de traumas ortopédicos e atendimentos de enfermagem em geral, a exemplo de administração de medicamentos, aferição de pressão arterial e inalação/nebulização, entre outros.
Ainda em agosto, o HRL realizou quase 100 cirurgias, sendo que 71 delas em ortopedia, especialidade na qual a unidade é atualmente referencia para toda a região Centro-Sul. No mesmo período, o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) ofertou aos usuários quase 15.708 exames, dos quais 13.254 laboratoriais clínicos e 1.629 radiológicos. Também foram realizados, no mesmo mês, em torno de 320 eletrocardiogramas (ECG) e 150 ultrassonografias.
Para o superintendente do HRL, Oldegar Alves Júnior, esses e outros números retratam muito bem a importância da unidade no processo de descentralização e regionalização do acesso aos serviços de Saúde de urgência e emergência na área hospitalar, ao garantir, de forma rápida e eficaz, assistência aos usuários do SUS que necessitam de seus serviços.
“São resultados que ressaltam a importância do HRL para os municípios não apenas do Centro-Sul, mas também do Sul e Agreste, o que fortalece a rede estadual de urgência e emergência hospitalar”, ressalta.
Essa importância do HRL, segundo Oldegar Alves, também se traduz na resolutividade da unidade. “Nossa taxa média de transferência externa continua sendo uma das menores da rede, fechando agosto em torno de 0,4% dos pacientes atendidos e internados. Isso mostra o quanto o HRL tem ajudado a desafogar o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju, pois a maioria dos pacientes que são assistidos pelo HRL tem seus problemas de saúde resolvidos aqui mesmo, sem precisar de remoção para outra unidade da rede”, reforçou.