- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Hospital Regional de Lagarto atendeu quase 600 pacientes no fim de semana; 45 foram vítimas de quedas
23 de agosto de 2016 - 08:53, por Alexandre Fontes
Por Tito Lívio de Santana
O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, voltou a atender um número considerável de vítimas de vários tipos de queda, como da própria altura, de telhados e escadas, no último final de semana. De acordo com os dados registrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), entre a sexta-feira (19) e o domingo (21), pelo menos 45 pessoas vitimadas por quedas deram entrada no Pronto Socorro.
Em comparação ao final de semana anterior, compreendido entre os dias 12 e 14 de agosto, quando foram atendidas na unidade 32 vítimas por quedas, o número registrado entre a sexta-feira e o domingo passados foi superior em quase 41%.
Em todo fim de semana, de acordo ainda com os dados do Hospub, o HRL assistiu 584 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O número de vítimas de violência no trânsito atendidas no HRL, no mesmo período, também foi maior, se comparado ao final de semana anterior, quando o Pronto Socorro da unidade havia assistido 23 pacientes envolvidos em acidentes automobilísticos, motociclísticos e atropelamentos.
Entre a sexta-feira e o domingo passados, foram atendidas 38 vítimas de violência no trânsito, representando um aumento de 65% na comparação com o fim de semana anterior. Deste total, os acidentes motociclísticos, que vitimaram 32 pacientes, representaram 84,2% do total de envolvidos em acidentes de trânsito assistidos no último final de semana pelo Hospital Regional de Lagarto. No mesmo período, o HRL atendeu ainda quatro usuários envolvidos em acidentes automobilísticos e dois em atropelamentos.
No último final de semana, o Pronto Socorro do HRL atendeu ainda duas vítimas de agressões físicas. Não houve registro de casos de vítimas de ferimentos por armas brancas (faca, facão e canivete) e de fogo. Ainda entre a sexta-feira e o domingo passados, o HRL assistiu 17 pacientes que sofreram vários tipos de trauma e três por mordidas de cães. Outras sete pessoas deram entrada na unidade hospitalar com quadro de intoxicação.
Cobertura
O Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.
No entanto, devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos e que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros.
É o caso da dona de casa Érica Nunes dos Santos, de 20 anos, que reside no povoado Lagoa Redonda, em Itapicuru, na divisa com o município sergipano de Tobias Barreto. Ela acompanha o filho, A.S.L., de três anos e sete meses, que está internado desde o último sábado (20) em uma das enfermarias da Pediatria do HRL. “Ele estava em frente de minha casa, foi atravessar a rua e uma moto o atropelou”, conta a dona de casa. “Primeiro o levamos para Tobias Barreto e, de lá, viemos para Lagarto. Ele fez raio-x, vai engessar a perna (direita), sem necessidade de cirurgia. O atendimento daqui é ótimo. O pessoal da enfermagem também é muito atencioso. Não tenho do que reclamar”, salientou.