- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Academia Lagartense de Letras se reúne com governador
15 de junho de 2016 - 19:19, por Alexandre Fontes
Portal Lagarto Notícias / Tanuza Oliveira
Em setembro de 2014, na Casa Paroquial de Lagarto, os membros da Academia Lagartense de Letras entregaram ao Governador Jackson Barreto um pedido de desapropriação de uma casa na antiga Rua de Estância, datada de 1822, onde Sílvio Romero e Abelardo Romero viveram, a fim de transformá-la num Memorial.
Hoje, quase dois anos depois, o projeto está mais perto de se concretizar. “De lá para cá, fomos juntando documentos e fazendo pesquisa histórica para encorpar a propositura”, explica o historiador Claudefranklin Monteiro, um dos integrantes que reuniram, nesta quarta-feira, dia 15, com o governador, para tratar, novamente, do assunto.
De acordo com Claudefranklin, no primeiro semestre de 2016, foi dada a entrada ao pedido de tombamento do imóvel, para garantir a proteção patrimonial do bem cultural. “O processo está tramitando no Conselho Estadual de Cultura”, revela o professor.
Na audiência desta quarta, o pedido de desapropriação foi reiterado. “Dessa vez, com toda a documentação solicitada para abrir processo junto à Casa Civil e sob à Supervisão da Secretaria de Estado da Cultura”, acrescenta Claudefranklin.
Segundo ele, para surpresa e alegria dos acadêmicos, Jackson informou que dará atenção especial ao pleito e que também cuidará da reforma do antigo Grupo Escolar Silvio Romero, prédio de 1926, que poderá vir a ser a sede da Academia Lagartense de Letras no futuro bem próximo.