Lagarto: Cliente com dúvida na conta de água pode solicitar aferição de hidrômetro

15 de junho de 2016 - 10:01, por Marcos Peris

Portal Lagarto Notícias

Os moradores de Lagarto e que são clientes da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) podem solicitar do órgão o serviço de aferição de hidrômetro (contador de água), com o objetivo de que não haja dúvidas quanto ao consumo de água cobrado de cada usuário.

A Deso, através da regional, retira o hidrômetro e leva para aferição na sede da Companhia, em Aracaju. As aferições de hidrômetros são feitas nas terças e quintas-feiras.

Além de Lagarto, a checagem de hidrômetro está disponível para os clientes de todos os municípios do estado. O serviço pode ser solicitado na regional do município, localizada na Rua Limoeiro, centro.

Advertência

De acordo com a Deso, caso o laudo emitido comprove que o hidrômetro não tem qualquer alteração, será cobrada taxa de R$ 222 a ser incluída na conta do usuário, podendo ser parcelada em até dez vezes. Por isso, é importante que, antes de solicitar o serviço, havendo dúvidas sobre alteração excessiva no valor da conta mensal, o usuário verifique se não existem vazamentos ou outras avarias que acabem por acarretar o aumento do consumo.

Acompanhamento

Tiago Sanas, coordenador da Hidrometria da Deso, explica que o cliente pode acompanhar a aferição do hidrômetro com a presença também de um técnico do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). “São feitos cerca de 30 testes por dia, todos dentro dos critérios estabelecidos pelo Inmetro, e depois é emitido um laudo para o cliente”, explica.

De acordo com o fiscal do Instituto, Evanilson Alves Vasconcelos, o serviço de aferição de hidrômetros é 100% confiável, e recebe a certificação do instituto federal. “O hidrômetro chega lacrado, e verificamos se o lacre está de acordo com as informações do protocolo. Esperamos o usuário chegar até 8h30, se passar desse horário o processo é feito sem a presença do cliente. Nós retiramos o hidrômetro, é feita uma inspeção visual, e logo após o aparelho é instalado na bancada de aferição. São analisadas três vazões: nominal, transição e mínima. Para o hidrômetro ser aprovado ele precisa estar qualificado nas três vazões. Todo o procedimento é feito com acompanhamento fiscal do Inmetro”, garantiu. (Com informações da Ascom)

Checagem está disponível para clientes de todas as regionais e é acompanhada por fiscal do Inmetro/ Fotos: Ascom/Deso

Checagem está disponível para clientes de todas as regionais e é acompanhada por fiscal do Inmetro/ Fotos: Ascom/Deso

 

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