Valmir alerta sobre projeto que privatiza esgotamento sanitário de Lagarto

9 de outubro de 2015 - 10:49, por Marcos Peris

O deputado estadual Valmir Monteiro (PSC) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã da última quinta-feira (8), para fazer um alerta ao governo do Estado, em especial à Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe), sobre um projeto de autoria da Prefeitura de Lagarto, que tramita na Câmara de Vereadores do Município e versa sobre a privatização do abastecimento de água potável do serviço de esgotamento sanitário da cidade.

Valmir disse que, em outros Estados, Companhias como Deso recorreram à Justiça e venceram. Ao fazer seu discurso, Valmir enfatizou que os deputados governistas precisavam ficar atentos para o alerta que iria fazer. “Tramita na Câmara de Lagarto um projeto da Prefeitura que é um Plano Municipal de Saneamento Básico e de Abastecimento de Água Potável. Isso significa dizer que, se esse projeto for aprovado, Lagarto terá uma empresa privada no lugar da Deso administrando esses serviços, o para mim é um calote no povo!”.

Em seguida, o deputado acrescentou que “o prefeito está usando artifícios para se apropriar dos serviços que são de responsabilidade da Deso. Vão se apropriar das tubulações construídas há décadas. Sem contar que parte da água consumida em Lagarto vem de Salgado. É a mesma água que também abastece Boquim, Simão Dias e parte de Poço Verde. Com esse plano qualquer empresa privada pode vir e passe a administrar o fornecimento de água”.

Por fim, Valmir ainda chamou a atenção para outro aspecto mais grave: “o artigo oitavo diz ainda que a regulamentação se dará por decreto, ou seja, caberá ao Chefe do Executivo (o prefeito) decidir sobre qualquer aumento ou controle do preço da água e do esgotamento sanitário. É bom que o Governo e a Deso tomem o devido conhecimento. Em outros Estados fizeram o mesmo, mas as Companhias derrubaram isso na Justiça”.

“Mesmo sabendo das deficiências da Deso, eu tenho consciência do seu trabalho, do seu serviço social. Enquanto prefeito de Lagarto eu consegui junto à Deso mais de 10 mil metros de tubulação para atender famílias carentes, lugares que não tinham a menor condição. É preciso que a Deso entre com uma ação e tender reverter essa situação”, acrescentou Valmir Monteiro.

Deputado Valmir Monteiro

Deputado Valmir Monteiro

 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br