- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
UFS 48 anos: instituição realiza eventos que mesclam história e arte
25 de maio de 2016 - 08:55, por Marcos Peris
Por Tanuza Oliveira / Portal Lagarto Notícias
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está completando 48 anos e, para comemorar, apostou numa semana de programação especial que teve início nesta terça-feira, dia 24, com uma sessão solene dos Conselhos Superiores, no auditório da Reitoria. A cerimônia homenageou professores, ex-professores e técnicos administrativos.
Mas não é só isso. Até o dia 30, apresentação de orquestra, lançamento do novo Portal UFS e um bate papo com aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da universidade também estão entre as atividades.
No dia 25, quarta-feira, o centenário do professor Antônio Garcia Filho será lembrado com a aposição de uma placa no Hospital Universitário. O médico, que dá nome ao campus de Lagarto, nasceu em 29 de maio de 1916 na cidade de Rosário do Catete, Leste Sergipano, a 37 km de Aracaju.
Criada oficialmente em 15 de maio de 1968, a UFS nasceu com a incorporação das escolas superiores já existentes em Sergipe: Faculdade de Ciências Econômicas e Escola de Química (1948); Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950); Escola de Serviço Social (1954); e Faculdade de Ciências Médicas (1961). Em 1987, em observância à Resolução 01/87 do Conselho Universitário (Consu), o primeiro campus universitário passou a ser denominado “Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campus” (campus de São Cristóvão).
Hoje, a UFS possui, além do campus localizado em São Cristóvão, os seguintes campi: Aracaju (Campus da Saúde Prof. João Cardoso do Nascimento Júnior), Itabaiana (Campus Prof. Alberto Carvalho), Lagarto (Prof. Antonio Garcia Filho), Laranjeiras e Sertão (Nossa Senhora da Glória).
Lagarto
Segundo o professor Mário Adriano dos Santos, diretor geral do Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, em Lagarto, criado em 2009 e com atividades iniciadas em 2011, a iniciativa partiu do Governo Federal em atenção a uma formação específica para o Sistema Único de Saúde (SUS) e, hoje, engloba toda a comunidade local.
“Todos os cursos possuem uma atividade que é denominada de “prática de ensino na comunidade”, na qual procuramos diagnosticar problemas de saúde mais frequentes e, juntamente à população, estabelecer estratégias para a solução deles”, orgulha-se Mário Adriano.
Ele confirma que a implantação do Campus foi um marco para a cidade. “Não apenas como fomentador de conhecimento, mas pelo forte apelo de recursos vinculados aos investimentos da construção da unidade e aos salários pagos aos servidores, gerando maior crescimento econômico”, ressalta.
No Campus Professor Antônio Garcia Filho são ofertados oito cursos, todos da área da saúde: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional. As primeiras turmas foram formadas em 2015, nos Cursos de Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional.
“Neste ano, graduamos os primeiros enfermeiros(as) e farmacêuticos(as) e já teremos graduados em Fisioterapia. Já os cursos de Medicina e Odontologia terão seus primeiros graduados em 2018 e 2017 respectivamente”, revela o professor Mário Adriano.
Novo Portal
A programação que celebra o 48° aniversário da UFS também integra o lançamento do novo Portal UFS, com um sistema mais moderno e funcional. O lançamento será no dia 30/5, às 10h, na Sala dos Conselhos.
No mesmo dia, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) fará uma apresentação de portfólios. As peças mostrarão ações da Coordenação de Inovação e Tecnologia (Cinttec) com um sumário de registros como marcas, patentes e grupos envolvidos em atividades de inovação.
Ainda no dia 30, será apresentado à comunidade universitária o documento base do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2016 a 2020. Ele resulta da contribuição e dos debates das unidades administrativas e acadêmicas vinculadas aos centros, departamentos e coordenações de cursos. A apresentação do plano será às 9h na Sala dos Conselhos.
Encerrando as comemorações, no dia 30 à noite, o coro e a orquestra da UFS farão um concerto no Teatro Tobias Barreto a partir das 20h. Com regência do maestro Daniel Nery, a apresentação trará clássicos de compositores como Antonio Vivaldi, Arcangello Corelli, Franz Schubert e Andrew Lloyd Weber.