- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Microcefalia: Sergipe já registra 231 casos notificados
16 de maio de 2016 - 08:53, por Marcos Peris
De acordo com o Informe Epidemiológico elaborado pela SES, desde a implantação da notificação compulsória dos casos de Microcefalia até semana epidemiológica 18/2016, foram notificados 231 casos da má-formação congênita no estado de Sergipe. Destes, nove crianças faleceram.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Doenças Transmissíveis da SES, Mércia Feitosa, nos últimos dias ocorreu um aumento no número de casos. Da semana passada para cá, houve um acréscimo de 19 novos casos no boletim. “Todos já vinham sendo atendidos pelos serviços de saúde, no entanto, não estavam notificados em nosso sistema de registro”, explica Mércia.
Segundo ela, a detecção desses casos só foi possível graças ao trabalho de monitoramento que vem sendo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde. “Mantemos a rotina de contato, tanto com os municípios quanto com as maternidades, para que nenhuma criança com Microcefalia deixe de receber a assistência que precisa e merece. Esse é um compromisso da Secretaria de Estado da Saúde”, frisa a coordenadora.
O Informe Epidemiológico mostra, ainda, que os casos detectados no estado estão distribuídos em 53 cidades. A Região de Saúde de Aracaju aparece com maior número, são 83, seguida por Nossa Senhora do Socorro, com 40, Estância, com 34 e a Região de Itabaiana, registrando 26 crianças com Microcefalia. Hoje, são 156 casos da doença em processo de investigação, 33 já confirmados e 42 descartados.