- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HRL encerra Semana de Conscientização sobre Higienização das Mãos
14 de maio de 2016 - 12:01, por Marcos Peris
O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, encerrou nesta quinta-feira (12), quando se comemora o Dia da Enfermagem, a Semana de Conscientização sobre Higienização das Mãos no Ambiente Hospitalar.
As atividades, desenvolvidas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), começaram no último dia 5 e foram encerradas com a realização da final da competição destinada a estimular e avaliar a aplicação da técnica correta de lavagem das mãos preconizada nas normas e orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.
A final da campanha, realizada na Sala do Núcleo de Educação Permanente (NEP) com seis dos oito profissionais pré-selecionados nas duas fases anteriores da competição, apontou como primeiro colocado o enfermeiro José Cícero de Alcântara, de 46 anos. Na segunda posição ficou a enfermeira Elielma Ribeiro dos Santos, da Unidade de Terapia Intensiva, e a terceira colocação com a enfermeira Gilvaneide de Matos Araújo, também da UTI.
“Participei como uma forma de incentivo, pois sei que campanhas como esta são importantes, servindo para mobilizar e estimular os profissionais para as boas práticas nas suas rotinas de trabalho. A técnica (de lavagem das mãos), embora simples, é essencial para a prevenção e transmissão das infecções hospitalares”, disse o enfermeiro, que desde 2002 atua na rede de urgência e emergência de Sergipe, já tendo trabalhado também nos hospitais regionais de Nossa Senhora da Glória – município de onde é natural – e de Itabaiana.
O superintendente do HRL, Oldegar Alves Filho, destacou o significado da campanha desenvolvida ao longo dos últimos sete dias e que envolveu cerca de300 profissionais de todos os setores do Hospital Regional. “Este evento foi muito positivo, em dois aspectos. O primeiro, pelo significado da campanha, que contribui para disseminar ainda mais entre os nossos colaboradores, o cumprimento das normas e orientações da Anvisa quanto à técnica correta de higienizar as mãos no ambiente hospitalar; e segundo, pela grande aceitação e adesão dos profissionais do HRL”, ressaltou.
Para infectologista e Referência Técnica do SCIH do HRL, Thiago da Silva Mendes, a Semana de Conscientização, em especial a competição, também capacitou os participantes a serem multiplicadores da técnica correta de lavagem das mãos durante o desempenho de suas atividades. “Essa atividade é interessante não apenas para avaliar como os profissionais estão higienizando as mãos, mas também por servir como um treinamento desses trabalhadores”, disse. “Foi preponderante ainda a participação dos jurados, formados em sua maioria por gestores das unidades produtivas do HRL. Sem eles, a campanha não obteria o êxito alcançado”, destacou.
Competição e final
A competição consistiu em avaliar e incentivar os profissionais a realizarem corretamente a lavagem das mãos, seguindo os passos básicos preconizados nas normas técnicas e orientações da Anvisa. Para tanto, os profissionais tiveram que passar por três fases distintas, quando, de olhos vedados e as mãos sujas com tinta guache, foram estimulados a executar, utilizando sabão líquido, as técnicas corretas de higienização das mãos.
Na última etapa da competição, para a qual foram pré-selecionados na primeira fase e semifinais oito profissionais de saúde – dois deles não puderam comparecer -, os finalistas tiveram que se submeter a um novo teste, repetindo a técnica correta de higienização. Eles foram avaliados por uma comissão, formada pelo superintendente do HRL , Oldegar Alves Junior, a enfermeira do SCIH Daniela de Matos Pereira e a farmacêutica Grasielle Oliveira. Todos os seis profissionais – dois da Unidade de Terapia Intensiva, um da Reidratação, um da Clínica Médica, outro do Centro Cirúrgico e um da Pediatria, receberam uma premiação simbólica.