- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Administração supera a meta e vacina milhares de pessoas em Simão Dias
2 de maio de 2016 - 09:24, por Marcos Peris
Simão Dias também aderiu à mobilização nacional contra a Gripe H1N1 e realizou neste sábado, 30, o seu Dia D. A Administração Cuidando do Nosso Povo, através da Secretaria de Saúde, superou a meta e vacinou mais de 3.500 pessoas, em 18 postos localizados em diferentes pontos estratégicos.
A vacinação começou às 8h e foi até às 17h, sem intervalo. O público-alvo foram crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mulheres no período pós-parto, trabalhadores de saúde, idosos a partir de 60 anos e portadores de doenças crônicas.
De acordo com o supervisor de imunização da Secretaria de Saúde, Clebison Cruz, a campanha se estenderá até o dia 20 de maio, e cada povoado terá também será seu dia de mobilização, além de ser ofertada diariamente nas Clínicas de Saúde da Família da cidade e do Triunfo.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Soeli Barbosa, informou que além de proteger contra a gripe, a vacina reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. “O contágio ocorre por secreções expelidas na fala, tosse e espirro, ou quando se leva as mãos à boca, olhos e nariz”, acrescentou.
Já o coordenador de Atenção Básica, Roberto Ferreira, afirmou que os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum. “O problema da H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar até mesmo a óbito”, completou.
O prefeito Marival Santana, o vice Aloisio Viana e o secretário de Saúde Lenivaldo Nunes estiveram acompanhando junto aos coordenadores todo o dia de mobilização.