- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Livro sobre ex-prefeito de Lagarto é lançado
30 de abril de 2016 - 00:17, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
A noite da última sexta-feira (29), foi literalmente histórica para o município de Lagarto com a publicação do livro ‘Antônio Martins de Menezes, o Desbravador’. A obra que conta a história do ex-prefeito de Lagarto foi encomendada pelo filho do último e produzida pelo jornalista Pedro Menezes.
Segundo o professor Doutor e historiador Claudefranklim Monteiro – autor do prefácio do impresso – a obra apresenta o ex-prefeito como pessoa e político. Monteiro ainda considera a publicação como uma obra definitiva em relação a Antônio Martins de Menezes.
“Como um gênero biográfico, a gente entende que é muito importante porque a família disse: ‘olha, não tem que esconder nada. Tem que mostrar Antônio Martins de Menezes como um sujeito político, um sujeito histórico, mas acima de tudo humano’. Então é uma obra definitiva no que diz respeito a Antônio Martins de Menezes. Me sinto feliz e honrado em editar e prefaciar esta obra”, disse o historiador, Claudefranklim Monteiro.
O educador Moacir Poconé afirmou que a obra é muito importante para Lagarto por apresentar aos jovens um conhecimento acerca de como foi o surgimento da cidade e a história do fundador da Colônia Treze.
“Sem dúvida essa obra vai se colocar como uma das fundamentais para o conhecimento da nossa história por tratar, principalmente, do maior povoado do Estado de Sergipe que é a Colônia Treze. Então tenho certeza que esta obra já se coloca como uma das principais da história lagartense”, explicou o professor Poconé.
Já o jornalista Pedro Menezes – autor da biografia – disse que todos terão a oportunidade de conhecer um homem que estava esquecido e que, na sua ótica, foi responsável pelo crescimento e o progresso de Lagarto.
“Antônio Martins de Menezes nos deixou várias lições de humanismo, de solidariedade, de amizade e a principal que foi a distribuição da fortuna dele com as pessoas mais carentes do município”, destacou o jornalista Pedro Menezes.
Menezes afirmou que a redação do livro, durou cerca de seis meses e que chegou a ler livros que foram editados em 1901. Custando R$ 40,00, a obra ‘Antônio Martins de Menezes, o Desbravador’ estará disponível nas melhores livrarias do município, segundo informações.