- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto: 136 anos de muita história
20 de abril de 2016 - 07:50, por Alexandre Fontes
Por Tanuza Oliveira / Portal Lagarto Notícias
Quando se fala no município de Lagarto, as dimensões são sempre surpreendentes: é o maior em população do Interior do Estado (perde apenas para a Capital, Aracaju, e Nossa Senhora do Socorro), com mais de 101 mil habitantes; tem o maior povoado do Interior sergipano, o Colônia Treze; uma das maiores polarizações políticas, com seus Bole-bole e Saramandaia, e é berço cultural de Silvio Romero, um dos mais consagrados escritores do Estado.
A cidade teve início há 136 anos, herdeira da família Lagarto, da linhagem de Antônio Gonçalves de Santomé, século XVI, seu útero foi o Povoado Santo Antônio e seu colo e seio, Nossa Senhora da Piedade, como explica o historiador Claudefranklin Monteiro.
E até chegar aqui, o município reuniu muita história para contar. “Já foi Freguesia, depois Vila e Cidade a partir de 1880. Paróquia há mais de trezentos anos, mais do que ternura, é a guardiã da memória sergipana, do visgo identitário, de sua gente papa-jaca”, diz Claudefranklin.
“Sou um homem do interior. Do interior centro-sulista do Estado de Sergipe. De um lugar de muita história, muita poesia e onde sobra talento, arte, trabalho, poesia e inteligência”, garante.
Charles Brício, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, concorda. Para ele, em todos os esses anos, o destaque vai para o povo lagartense. “Quem faz a cidade é seu povo, por isso, parabéns população!”, comemora.
Segundo Brício, Lagarto é uma “cidade pujante, forte, acolhedora, universitária! Cidade de empreendedores que a faz crescer cada vez mais”. De fato, Lagarto é uma das cidades mais promissoras do Estado, o que, com a chegada do Campus da Universidade Federal, ficou ainda mais evidente.
Segundo o professor Mário Adriano dos Santos, diretor geral do Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, criado em 2009 e com atividades iniciadas em 2011, a iniciativa partiu do Governo Federal em atenção a uma formação específica para o Sistema Único de Saúde (SUS) e, hoje, engloba toda a comunidade local.
“Todos os cursos possuem uma atividade que é denominada de “prática de ensino na comunidade”, na qual procuramos diagnosticar problemas de saúde mais frequentes e, juntamente à população, estabelecer estratégias para a solução deles”, orgulha-se Mário Adriano.
Ele confirma que a implantação do Campus foi um marco para a cidade. “Não apenas como fomentador de conhecimento, mas pelo forte apelo de recursos vinculados aos investimentos da construção da unidade e aos salários pagos aos servidores, gerando maior crescimento econômico”, ressalta.
Gerado, também, a partir da devoção à Nossa Senhora da Piedade, o padre da paróquia, Raimundo Diniz, sabe da responsabilidade que tem junto ao povo e o parabeniza. “Parabéns à nossa querida cidade de Nossa Senhora da Piedade do Lagarto. Que a mãe de Deus proteja seus filhos para que vivam dignamente sua vocação de cidadãos do Reino de Deus”, diz o padre, sem ter dúvida de que esta terra já é abençoada.