- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Balanço: Tobias Barreto aparece entre os municípios que estão em risco de epidemia da tríplice virose
9 de abril de 2016 - 10:31, por Marcos Peris
A tríplice virose transmitida pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) continua se alastrando por Sergipe e o Estado prossegue tentando conter a ação do mosquito. O primeiro trimestre de 2016 terminou com mais de quatro mil notificações de casos suspeitos das três doenças, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Das três viroses, a dengue foi a que mais fez vítimas. O número de casos cresceu mais de 70% comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com o último boletim da SES, foram 2.782 casos entre janeiro e março, no entanto, como o Estado está com a taxa de incidência de 124 casos para cada 100 mil habitantes, a situação ainda não é considerada epidêmica. Contudo, cinco municípios estão em situação de epidemia com uma incidência de 300 casos a cada 100 mil habitantes, são eles: Pedra Mole, Itabaianinha, Tobias Barreto, Nossa Senhora de Lourdes e Estância.
Já a febre Chikungunya registrou 275 casos este ano, enquanto em todo o ano passado foram notificados 205, distribuídos em 51 municípios, o que representa um elevação de cerca de 25% no número de vítimas.
A zika é a única virose que ainda possui poucas comprovações laboratoriais. Dos 1.266 casos identificados pelo Laboratório Central de Sergipe (Lacen) desde que a notificação se tornou compulsória, apenas 10 deram resultado positivo e 176 negativo. Apesar disso, o Estado tem mais de 200 casos de bebês com microcefalia e a confirmação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de que em quatro desses bebês a malformação teve ligação com o vírus. O zika também foi detectado em sete mães sergipanas de bebês com microcefalia.
Combate
O trabalho dos agentes da brigada itinerante de combate ao Aedes tem sido diário, mas até agora, dos 75 municípios, só 34 receberam a força-tarefa. Foram 51.943 imóveis trabalhados, onde 9.174 criadouros foram tratados e 53.493 eliminados, ou seja, mais de um criadouro por residência.
A programação da Brigada para o mês de abril contempla 12 municípios: Cristinápolis, Nossa Senhora das Dores, Moita Bonita, Japoatã, Pedrinhas, Riachuelo, Santana do São Francisco, São Cristóvão, Umbaúba, Boquim, Estância e São Miguel do Aleixo.
Em Aracaju, neste sábado (9), a força-tarefa de combate ao aedes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai atuar no bairro Ponto Novo, zona Oeste da capital sergipana.