- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HRL atendeu quase 15 mil pacientes no primeiro trimestre deste ano
9 de abril de 2016 - 10:15, por Marcos Peris
O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul do Sergipe, já atendeu quase 15 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) somente nos três primeiros meses deste ano. É o que aponta balanço trimestral com base nos relatórios de produção da unidade, gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). No mesmo período, o HRL realizou quase 49 mil procedimentos de urgência e emergência, entre consultas especializadas de urgência, atendimentos de enfermagem em geral, como aferição de sinais vitais e administração de medicamentos, além de tratamentos clínicos de traumas ortopédicos, entre outros.
Concebido pela Reforma Sanitária e Gerencial do SUS Sergipe, implementada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a partir de 2007, o HRL, atualmente em processo de federalização, realizou também, nos três primeiros meses deste ano, mais de 42 mil exames complementares, entre laboratoriais clínicos e por imagem, como radiografias e ultrassonografias. Somente os laboratoriais totalizaram no período pouco mais de 36 mil, enquanto os radiológicos somaram em torno de 4.450.
A comparação com o serviços prestados pelo HRL no primeiro trimestre de 2015 revela que houve, este ano, um incremento de cerca de 11% na demanda por procedimentos de urgência e emergência no Pronto Socorro da unidade hospitalar. Somente em março deste ano, foram quase 19 mil procedimentos, um acréscimo de 26,6% em comparação ao mês anterior.
O serviços beneficiam usuários como o aposentado Benedito Ribeiro Libório, de 65 anos, que reside na cidade de Lagarto, internado há aproximadamente 15 dias no HRL. “Ele teve muitas convulsões no dia 22 do mês passado, chamamos o Samu (Serviço Móvel de Atendimento às Urgências), quando foi internado inicialmente na Área Amarela, mas já se recupera bem e agora está aqui na enfermaria (da Clínica Médica)”, informava nesta quarta-feira (6) a lavradora Edvânia Ribeiro Santana, de 44 anos, nora do paciente. “Agora esperamos apenas que estabilize a taxa de colesterol e a pressão arterial dele, para que possa ter alta. Pra mim, tudo aqui está sendo ótimo, desde o atendimento médico e da enfermagem, até o do pessoal da limpeza”, ressaltou a lavradora.
Resolutividade
Para o superintendente do HRL, Oldegar Alves Junior, esses resultados demonstram o aprimoramento dos processos e fluxos internos da unidade, bem como do significativo papel que o hospital tem representado para a assistência à população do Centro-Sul e regiões vizinhas. “São números que ressaltam a importância do HRL para os municípios não apenas do Centro-Sul, mas também do Sul e Agreste, o que fortalece a rede estadual de urgência e emergência hospitalar”, salienta.
Essa importância do HRL, segundo Oldegar Alves, também se traduz na resolutividade da unidade. No primeiro trimestre de 2016, a taxa média de transferência para o período ficou em 0,5% dos pacientes atendidos e internados. “Isso mostra o quanto o HRL tem ajudado a desafogar o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju, já que isso significa que a maioria dos pacientes que são assistidos pelo HRL tem seus problemas de saúde resolvidos no próprio hospital, sem precisar de remoção para outra unidade da rede”, reforçou.
Outros números
Perto de completar 6 anos em funcionamento, o Hospital Regional de Lagarto também já viabilizou, entre janeiro e março deste ano, pouco mais de 830 novas internações . No mesmo período, o HRL também realizou quase 300 cirurgias, sendo 210 somente na área de ortopedia, especialidade na qual a unidade hospitalar consolidou-se como referência na região Centro-Sul.