- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Boquim vale-se da consciência coletiva para derrotar a dengue
17 de março de 2016 - 08:27, por Marcos Peris
Convocada pelas Secretarias de Saúde, de Educação e pela de Obras, Urbanismo e Serviço de Utilidade Pública, com a participação de diversas entidades sociais e de classe, boa parte da comunidade do município de Boquim marchou pelas ruas na manhã de ontem com um objetivo muito sério: o de combater o mosquito aedes aegypti e manter a cidade fora dos perigos da dengue, chikungunya e zika, doenças causadas pelo mosquito, assim como a microcefalia.
A “Caminhada em Combate ao Mosquito Aedes Aegypti” contou com a adesão das escolas, da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL -, das igrejas, do Conselho Municipal de Saúde, da agência local do Banco do Nordeste e, sobretudo, dos servidores do município, que têm sido aliados rotineiros nesta tarefa de deter o avanço do mosquito.
A manifestação popular percorreu as principais ruas, praças e avenidas da cidade, com a comunidade recebendo informes de como enfrentar o problema da dengue e alertas sobre as consequências em caso de descuidos. “Consideramos que foi uma manifestação educativa”, diz a secretária de Saúde, Dilma Dávila Fontes. “Nós apostamos, desde cedo, nesta linha de chamar a atenção para a consciência coletiva e cidadã para derrotarmos a dengue. Graças a Deus, isso tem dado certo”, diz o prefeito Jean Carlos Nascimento, PSD, presente à manifestação.
Os números da dengue dão razão à lógica do prefeito Jean Carlos. “De 45 notificados de dengue, apenas 16 deram positivos. Isso corresponde a 35,55%. Esta boa performance se repete nos primeiros dias deste ano”, diz o vice-prefeito Cloves Trindade, PSB. Segundo ele, já são notificados 50 casos de dengue e outros 20 de chikungunya, mas não houve nenhuma confirmação.
O modelo de enfrentamento ao mosquito aedes aegypti em Boquim coloca esse município do Sul do Estado na vanguarda entre os demais 74. “Damos muita atenção às ações educativas, com foco na informação e orientação. Estamos trabalhando as escolas, por entender que o estudante tem um grande poder de transformação perante a sociedade e ao seu núcleo familiar. Com o apoio da rede de ensino municipal, temos priorizado as escolas, sejam elas públicas ou particulares. E intensificamos nossos trabalhos de campo, através dos nossos agentes de endemias e da Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviço de Utilidade Pública, diz a secretária Dilma Fontes.