- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Simão Dias: Aluno do Milton Dortas conquista medalhas
9 de março de 2016 - 16:00, por Marcos Peris
Provar que as limitações físicas não são barreiras para o sucesso. É isso que tem feito o jovem Sérgio Barreto Santana, de 24 anos, estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Milton Dortas, em Simão Dias.
Apesar de ser cadeirante, Sérgio tem se destacado bastante no esporte, tendo conquistado, recentemente, duas medalhas (uma de bronze e uma de prata) na I Etapa do Campeonato Nacional de Parabadminton, realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro, em São Bernardo do Campo (SP).
Ele disse que pratica o esporte há apenas cinco meses, e que participar desse campeonato foi uma grande responsabilidade. Sérgio afirma que a desenvoltura que tem hoje vem, em grande parte, dos benefícios que o esporte trouxe à sua vida.
“Isso me causa um bem-estar físico e mental e melhora muito minha autoestima. Hoje eu ando olhando para a frente. Vejo que diminuíram os preconceitos, as pessoas falam mais comigo, me cumprimentam, e isso é muito bom”, disse.
Para que fosse possível a ida de Sérgio Barreto ao Campeonato Nacional de Parabadminton, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) deu total apoio, disponibilizando as passagens de ida e volta.
Autoconfiança
Um dos grandes benefícios que o esporte tem trazido aos alunos para-atletas é a autoconfiança. De acordo com a diretora do Departamento de Educação Física da Seed (DEF), Maria Auxiliadora Pires, os para-atletas têm superado muitos obstáculos.
“O esporte cria neles essa independência e autoconfiança. A gente percebe que eles conseguem superar os obstáculos, obviamente respeitando suas limitações. Nós acompanhamos os para-atletas e vemos que eles passam a ter mais iniciativa em relação a tudo”, afirmou.
Maria Auxiliadora destacou também que agora está sendo solicitada à Secretaria de Estado da Educação uma cadeira adaptada para o badminton, para o aluno Sérgio Barreto treinar e participar de outras competições.
O professor Adilson Silva Menezes Filho, que treina Sérgio para as competições, disse que o aluno tem sido um exemplo para os demais.
“Ele é estímulo para os demais, inclusive para os não cadeirantes. Sérgio está trazendo os melhores resultados, e os participantes adoram vê-lo como um exemplo a ser seguido. Estamos sempre fazendo com que ele consiga participar dos campeonatos”, declarou.