- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Grupo religioso mais antigo de Lagarto se reúne após 45 anos de fundação
5 de março de 2016 - 23:48, por Alexandre Fontes
Portal Lagarto Notícias
Na manhã do último sábado (5), o Grupo de Jovens Amigo em Cristo (Grujac) reuniu-se após 45 anos de fundação no famoso Pesque & Pague de Lagarto. Na ocasião, a maioria dos fundadores do referido grupo estiveram presentes – com os seus filhos para transferir a ideia para os mais jovens -, e discutiram os próximos passos do mesmo na cidade ternura.
Segundo José Dias, o popular Dudu Santos, o Grujac foi fundado em 1979 – cerca de 45 anos – por quatro jovens atuantes na igreja católica, e que resolveram se reunir para mudar a realidade da época, chegando a incomodar as autoridades e coronéis do período. Naquele ano, o grupo que logo cresceu se preparava para o Congresso Eucarístico, este abordado no livro: “Nossa Senhora da Piedade do Lagarto, Uma devoção Tricentenária”.
Relembre: Autor lagartense lança livro em homenagem a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade.
Ainda de acordo com Dudu, muitas pessoas saíram do referido grupo com uma boa formação espiritual e profissional. “Foi gerada a semente naquela época, e a semente germinou. Daqui saíram pessoas como: Duscenio, Pe. Gideon, Angeluce, Zé Alves, muitas pessoas saíram deste grupo e já estão fazendo trabalho vocacional”.
Além do reencontro dos jovens daquela época, foi discutida a possibilidade de se criar uma Organização Não Governamental (ONG) que trabalhasse fortemente no combate as drogas, explanando os seus efeitos sobre os homens, como ajudando àqueles que querem se livrar da mesma. Tal projeto ainda não tem prazo para ser posto em prática porque a ideia foi lançada pela primeira vez no evento.
“O que a gente ver em todo o estado e no país é a destruição da droga se espalhando por todo mundo. Nós temos uma parceria com a Fazenda Esperança, e a nossa ideia é fazer um trabalho de palestras nas escolas, nas comunidades sobre os efeitos ruins das drogas. Dai àquelas pessoas que sentirem a necessidade, e manifestarem interesse, a gente leva para a fazenda para ajudar na recuperação dessa pessoa.”, explicou Dudu Santos.
Este foi o terceiro encontro do Grujac este ano, após uma pausa de 15 anos. O próximo reencontro está previsto para acontecer no São João. Hoje, o objetivo do grupo é disseminar o respeito na sociedade.
Nostalgia
Em entrevista a este portal, Dora Auxiliadora (58) contou que foi um dos quatro jovens que ajudaram a fundar o grupo que logo tomou proporções inimagináveis. Segundo ela, o grupo, que na época tinha o objetivo de ‘levar o evangelho para o povo’, nas suas ações sociais chegou a incomodar os coronéis da época, além de outras pessoas que estavam em sua zona de conforto.
“O grupo ficou muito grande, e durante as nossas ações sociais a gente começou a incomodar os políticos, enfrentamos os coronéis, foi muito legal.”, relembrou Dora Auxiliadora.
Ainda segundo Dora, o atual momento é de “renascer aquilo que foi uma semente boa nesse mundo que está tão conturbado, que não existe mais valores, respeito, tudo é quem tem mais e, realmente precisa resgatar nossos valores, principalmente, para o jovem que está voltado muito para a tecnologia, e esquece da vida”.