- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
Programa Sorrir Sergipe reforça o compromisso com a saúde bucal dos sergipanos
24 de fevereiro de 2025 - 14:48, por Marcos Peris
INFORME PUBLICITÁRIO
A ação tem como um dos principais focos a detecção precoce de doenças bucais
O programa “Sorrir Sergipe”, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e executado pela Fundação Estadual da Saúde (Funesa), vem prestando serviços à população sergipana com foco na detecção precoce do câncer de cavidade oral e na promoção da saúde bucal. Criado em julho de 2023, o programa é realizado semanalmente durante as edições da ação itinerante “Sergipe é Aqui”.

Programa “Sorrir Sergipe”
A responsável técnica em saúde bucal do estado de Sergipe, Fernanda Consenza, destaca que o programa agiliza o processo de atendimento e garante que o usuário saia da consulta com data e hora marcadas para iniciar o tratamento, caso essa necessidade seja avaliada. “Avaliamos os usuários com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de boca. Quem apresenta alguma suspeita já é encaminhado diretamente para iniciar o tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas do Estado. O câncer é uma doença silenciosa e evolui rapidamente, por isso, quanto antes detectarmos, melhor”, explicou Fernanda.

Fernanda Consenza
O cirurgião-dentista do programa Sorrir Sergipe, Wellington Gama, alerta sobre a importância do acompanhamento odontológico desde a infância para reduzir o número de pessoas que precisam de atendimento devido a doenças bucais. “A saúde começa pela boca. O ideal é se consultar a cada seis meses. As principais doenças bucais, como cárie dentária e doença periodontal, são as maiores responsáveis pela perda dentária. A realidade no Brasil, especialmente no interior e entre as populações mais carentes, ainda é a extração dentária, algo que precisa ser enfrentado com políticas públicas e ações coordenadas entre governo, sociedade civil e órgãos representativos. Por isso, esse programa é tão importante”, alertou.

Atendimento
Saúde bucal da população
A dona de casa Juliana Rodrigues procurou o programa Sorrir Sergipe para avaliação odontológica e aprovou o serviço. “Eu amei o atendimento. É muito importante cuidar dos dentes. Aqui, me avaliaram e orientaram a iniciar um tratamento para melhorar minha saúde bucal”, explicou.

Juliana Rodrigues
Quem também aprovou o serviço oferecido foi o aposentado Cleiton Santos, que destacou as orientações recebidas do dentista. “Aproveitei para fazer o exame de saúde bucal. Explicaram sobre os cuidados necessários, que não envolvem apenas vírus, mas também fatores como a exposição ao sol, que pode causar feridas. É importante saber como se cuidar, evitar o ressecamento e tratar qualquer problema desde o início”, comentou.

Cleiton Santos