- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Como namorar
3 de outubro de 2015 - 07:00, por Marcos Peris
Olá, amigos.
Um dos assuntos mais complexos da Gramática é Regência Verbal. Entender se um substantivo ou um verbo exige ou não a presença de uma preposição (e saber qual) em seu complemento, muitas vezes se apresenta como um desafio. Em nossa coluna, certamente traremos diversos casos como exemplos para o uso no dia a dia, como o caso abaixo. Além da dica, sugestões de e-book e série de TV.
UMA DICA
Verbo muito usado com a regência incorreta. Quem namora, namora alguém. Não devemos utilizar a preposição COM, como costumeiramente se faz. Assim, é incorreto dizer que “João namora COM Maria”. O correto seria dizer que “João namora Maria”. Isso ocorre porque, gramaticalmente falando, NAMORAR é um verbo transitivo direto, ou seja, pede complemento, mas sem preposição.
UM E-BOOK
“O Cortiço” é a maior obra do Naturalismo brasileiro. Escrita por Aluísio de Azevedo no fim do século XIX, trata-se de um romance ainda hoje marcado pela força das descrições do espaço narrativo e pelas personagens determinadas pelo meio em que vivem. João Romão, Bertoleza, Miranda e Rita Baiana são alguns dos moradores do cortiço, embrião das favelas que hoje em dia existem nas grandes metrópoles. O texto na íntegra pode ser encontrado gratuitamente no endereço http://pt.slideshare.net/CinthiaHipolito/o-cortio-aluzio-de-azevedo. Vale a pena conferir.
UMA SÉRIE
Uma das séries mais aguardadas na plataforma de streaming Netflix, NARCOS (EUA, 2015) conta a trajetória do famoso traficante colombiano Pablo Escobar, desde sua origem como contrabandista de mercadorias até o momento em que se torna o maior atravessador de cocaína para os Estados Unidos. Com Wagner Moura no papel principal e direção de José Padilha (a mesma dupla de Tropa de Elite), NARCOS é sem dúvida entretenimento de ação com grandes doses de História contemporânea. Todos os dez episódios da 1ª. temporada já estão disponíveis.
Felicidades e até a próxima semana!
Por Moacir Poconé