- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Sergipe tem aumento de quase 62% dos doadores de órgãos, afirma SES
4 de setembro de 2024 - 10:20, por Marcos Peris
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2024, Sergipe registrou um aumento de 61,9% no número de doadores de órgãos, passando de 21 doadores de janeiro a julho de 2023 para 34 no mesmo período deste ano. Os transplantes de córnea também tiveram um aumento de 54,2%, totalizando 165 procedimentos até agosto de 2024, comparado a 107 em 2023.
O coordenador da Central de Transplantes em Sergipe, Benito Oliveira Fernandez, explica a necessidade de aumentar ainda mais o número de doadores para atender à demanda.
“Este é um mês em que intensificamos nossas atividades no sentido de mobilizar a sociedade para a questão da doação de órgãos. É preciso despertar essa consciência de que podemos dar a oportunidade de vida para outras pessoas, quando chegar a hora da nossa partida”, disse o coordenador.
Como ser doador
Para ser doador, é essencial que a pessoa informe em vida sua vontade aos familiares, já que são eles que autorizam a doação. A coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Darcyana Lisboa, explicou que, embora algumas pessoas registrem essa intenção em documentos, a decisão final cabe à família.
Programação
A campanha Setembro Verde será lançada nesta quarta-feira, 4, no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), com uma missa solene para familiares e colaboradores do hospital. No dia 17, às 8h, no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV), será realizado o curso de capacitação para os profissionais de saúde no processo de doação/transplantes.
Já no dia 20 de setembro, a partir das 15h, será feita uma homenagem para colaboradores dos hospitais da rede pública e privada da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), familiares dos doadores e receptores, no auditório do Huse. Para o encerramento, no dia 12 de outubro, ocorrerá a corrida para sensibilização da importância da doação de órgãos e tecidos, que começa às 7h, na Praia Formosa.