- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Mais de 5 mil pacientes foram atendidos pelo serviço de Telecardiologia do Samu 192 Sergipe
6 de agosto de 2024 - 11:10, por Marcos Peris
Após três anos de implantação, o serviço de Telecardiologia do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), segue dando resultados efetivos para a saúde dos sergipanos. Desde o início, foram mais de 5 mil atendimentos, mostrando a qualidade e o destaque da telecardiologia, sendo 1.500 pacientes submetidos a angioplastia coronariana, considerada padrão-ouro no tratamento da doença arterial.
A eficiência no atendimento dos casos cardiovasculares é imprescindível, pois são doenças que mais matam no mundo, estando à frente do câncer e ocorrências traumáticas. E, cada vez mais, tem atingido a população com faixa etária em torno de 30 e 40 anos, sendo que a maior parte das mortes podem ser evitadas com medidas preventivas e o tratamento adequado.
De acordo com o médico e coordenador do serviço de Telecardiologia do Samu 192 Sergipe, José Edvaldo dos Santos, o infarto é uma doença tempo dependente. “Quanto mais rápido o tratamento, menos sequelas e complicações no coração o paciente vai ter. Por isso, criamos um serviço em que o infarto é detectado ainda no hospital de origem ou nas ambulâncias do Samu 192 Sergipe, por meio da realização do eletrocardiograma”, contou.
Além disso, o serviço possui um cardiologista de plantão que atua no regime de 24h por dia, durante os sete dias da semana. O médico realiza o eletrocardiograma (ECG) e encaminha à Central de Regulação. Caso seja identificado o infarto, o Samu 192 Sergipe direciona a ambulância com o médico mais próximo de onde está o paciente.
“O serviço de hemodinâmica do Sistema Único de Saúde fica no Hospital Cirurgia (HC) que é porta referenciada. A partir do momento que o diagnóstico é dado pelo médico do serviço de Telecardiologia, o HC recebe esse paciente em uma ala destinada exclusivamente para o serviço e assim o tratamento é feito”, salientou o médico José Edvaldo.
Tratamento imediato
A agilidade na detecção precoce de doenças cardíacas é crucial para um tratamento imediato. Entre as inúmeras vidas que passaram pela Telecardiologia está o funcionário público Michel Soulivan, de 42 anos, que foi acometido por uma parada cardíaca, mas que hoje vive com saúde, graças à celeridade do serviço.
“Há um ano, estava indo para o trabalho e senti dores fortes no peito. Como sou hipertenso e tenho histórico familiar de doença cardíaca, me direcionei rapidamente ao Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro. Chegando lá, foi constatado o infarto e logo fui levado pelo Samu 192 Sergipe para o Hospital Cirurgia. Nesse meio tempo, tive três paradas cardíacas. Hoje, graças a Deus, estou bem e sou grato por todo atendimento recebido pela Telecardiologia que garantiu que eu sobrevivesse”, relatou Michel.
Destaque comprovado
Sergipe é o único que atende a todo o estado, permitindo o tratamento de imediato das doenças coronarianas pelo serviço de Telecardiologia. Prova disso, é o destaque que o serviço possui por seu desempenho, onde já recebeu o prêmio de segundo melhor trabalho durante o Congresso Norte Nordeste de Cardiologia.
“Hoje é um serviço que é fundamental para a Rede hospitalar de Sergipe e que faz muita diferença para a população. A comprovação é o atendimento de cerca de 25 pacientes por dia pela Telecardiologia, promovendo o tratamento de imediato com a diminuição da mortalidade”, explicou médico e coordenador do serviço de Telecardiologia do Samu 192 Sergipe.