- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Brunno Dória: “Simão Dias é uma cidade rica de ótimos profissionais do Direito”
2 de junho de 2024 - 11:35, por Redação
Portal Lagarto Notícias
Durante o mês de junho, quando é comemorada a Emancipação Política de Simão Dias, o PLN irá entrevistar personalidades simãodienses, e neste domingo, 2, o nosso entrevistado é o advogado, Brunno Dória.
PLN- Qual a trajetória de vida do advogado Brunno Dória?
Brunno Dória- Costumo dizer que embora jovem, tenho muita experiência de vida. Nasci e morei em Aracaju até os 3 anos de idade, porém, em busca de melhores oportunidades meus pais escolheram a cidade de Simão Dias para empreender, que feliz escolha. Com 13 anos comecei a ajudar meus pais em suas empresas, passei por diversos setores: entrega de mercadorias, atendimento, organização das prateleiras, carregando e descarregando mercadoria, entre outros. Considero que essa experiência foi muito valiosa para o meu crescimento. Ao completar o ensino médio, surgiu a indecisão em qual curso superior realizar, lembro-me que há época fiquei em dúvida entre direito ou engenharia, por ter facilidade com números. Acabei decidindo optar pelo caminho do direito, até então, almejando a carreira de Delegado de Polícia. No 3º período da faculdade decidir que voltaria a residir em Aracaju para focar nos estudos, e quis o destino que eu conhecesse Dr. Anderson Sales, advogado e simão-diense, mas que residia e possuía escritório na capital, momento que aproveitei para perguntar sobre à disponibilidade para estágio em seu escritório. Naquele momento não existia disponibilidade, contudo, passados alguns meses fui procurado pelo Dr. Anderson informando da disponibilidade de estágio voluntário, de imediato me coloquei à disposição e na semana seguinte tivemos início. Permaneci ao lado de Dr. Anderson até o fim da faculdade e com ele pude aprender muito, ao qual sou muito grato. Após a formatura e aprovação no Exame da OAB, surgiu a dúvida, insisto no sonho de seguir carreira militar ou inicio meu legado na advocacia. Foi quando decidir apostar na labuta da advocacia, e posso garantir por experiência própria, a advocacia não é nada fácil, temos nossos bônus, mas também temos diversos ônus. Hoje, após 6 anos, a advocacia me ensina diariamente a ser mais humano, grato e feliz. Através da minha profissão consigo entender de forma humana a dificuldade do outro, costumo ser grato a Jesus Cristo por ser instrumento para ajudar na vida das pessoas e sou muito feliz por exercer uma das profissões mais essenciais na vida humana, a que defende, luta e segue sempre batalhando pelo estado democrático de direito. Ainda tenho muitos sonhos/objetivos na minha vida e profissão, porém, sou muito grato a todos aqueles que contribuíram e contribuem para com meu crescimento.
PLN- Por que escolheu a profissão do Direito?
BD- O objetivo inicial era seguir carreira militar, à exemplo de Delegado de Polícia, contudo, após 6 anos de advocacia me sinto muito feliz e realizado, principalmente, por vivenciar a importância do advogado na construção do estado democrático e livre.
PLN- Qual é a sua opinião sobre a área do Direito atualmente?
BD É muito comum ouvirmos que não existe espaço para novos advogados, sobretudo, não concordo. Acredito que enquanto o desejo do advogado for de desempenhar a sua profissão de forma ética e dedicada, respeitando os princípios e finalidade da OAB, sempre haverá espaço para novos profissionais, principalmente, para aqueles que buscam aprofundar conhecimentos, criar networking profissional e agir de forma cada vez mais humana.
PLN- Na sua concepção, qual ou quais áreas do Direito estão em alta atualmente?
BD- Direito Digital, Dados e Inteligência Artificial e Direito Ambiental. O primeiro é decorrente do avanço tecnológico que vem acontecendo nós últimos anos, com o uso cada vez mais comum da internet na vida das pessoas. O segundo, embora seja um tema bem mais antigo, está em crescente em decorrência do aumento significativo das negociações envolvendo a agricultura e pecuária, além da fiscalização dos órgãos públicos.
PLN- O senhor já tem escritório aberto, contanto com a formação é muito difícil a caminhada até conseguir abrir um escritório?
BD- Sim. Considero que a abertura de um escritório físico é um grande passo carreira do advogado. A abertura de um escritório é marcada pelo sentimento de insegurança emocional, vez que os rendimentos necessitarão aumentar em virtude dos custos. Infelizmente muitos colegas ainda não conseguiram adquirir o seu escritório, por outro lado, vejo a OAB/SE inaugurando coworking para que colegas advogados tenham um local para atender os seus clientes e fico muito feliz.
PLN- Como avalia o atual quadro de advogados em Simão Dias?
BD- Simão Dias é uma cidade rica de ótimos profissionais do Direito, inclusive, nosso primeiro prefeito foi um advogado, Rafael Arcanjo Montalvão. Ademais, nossa cidade possui ótimos profissionais do direito que desempenham o papel com bastante ética, dedicação e humanidade. Eu, particularmente, fico muito feliz em presenciar colegas simãodienses sendo destaque a nível estadual, fato que me traz inspiração.
PLN- O senhor pensa em fazer concurso na área?
BD- No momento não mais, atualmente meu foco está voltado 100% a advocacia, estou em busca de um mestrado, ampliação do escritório e aperfeiçoamento das demandas.
PLN- Devido ao seu conhecimento e hoje ser um advogado conceituado em Simão Dias, Brunno Dória pensa em entrar para a carreira política?
BD- Olha, confesso que recebi dois convites para colocar meu nome à disposição da população simãodiense, porém, agradeci e informei que no momento estou voltado 100% ao meu escritório. Acredito que a política é mais uma forma pela qual podemos colaborar com o avanço do nosso município e realizar melhorias para a população, pensando dessa forma, possa ser que no futuro eu coloque meu nome à disposição dos simãodienses, mas por enquanto busco colaborar por outros formas.
Uma frase que gosto muito:
“Há um grande desejo em mim de sempre melhorar. Melhorar. É o que me faz feliz”. Trecho de uma reportagem com Ayrton Senna.