- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Fábio Mitidieri destaca bons resultados de Sergipe na arrecadação, estoque de emprego e superávit primário em encontro no Rio de Janeiro
12 de março de 2024 - 08:55, por Marcos Peris
Na capital do Rio de Janeiro para a segunda edição do ‘Sergipe Day’, o governador Fábio Mitidieri iniciou agenda nesta segunda-feira (11), no escritório do Grupo Energisa, onde se encontrou com o CEO Ricardo Botelho e demais gestores da empresa, a convite do diretor-presidente da Energisa em Sergipe, Roberto Currais.
O encontro teve como objetivo a troca de percepções sobre os desafios do mercado de Gás e as oportunidades do setor elétrico em Sergipe, bem como discutir sobre mercado livre de energia, por meio da (re)energisa. “Trazemos as potencialidades de petróleo e gás de Sergipe para o Rio. Estamos prospectando para atrair investimentos para o estado”, divulgou o governador.
“Na Região Nordeste, Sergipe tem diferencial na segurança e na organização das instituições, entre outras áreas, que sabemos muito bem”, destacou Ricardo Botelho, CEO da Energisa, que teve sua percepção sobre o estado corroborada pelo governador Mitidieri.
“Sergipe é atrativo. Não teria como ser diferente. Alcançamos a quinta maior taxa de crescimento do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] do país em 2023. Arrecadamos R$ 5,06 bilhões, um aumento de 10,15% em relação a 2022. Subimos dez posições no estoque de emprego. Passamos a ocupar a 13ª colocação no ranking nacional. O estado fechou 2023 com um saldo positivo de 13.380 postos de trabalho. Ou seja, 1.620 a mais que em 2022. Temos metas de ajustes e medidas para promover a sustentabilidade fiscal e o aumento do superávit primário, que é o saldo positivo entre as receitas e despesas do governo”, argumentou o governador.
A vice-presidente de Soluções Energéticas do Grupo Energisa, e líder da (re)energisa, Roberta Godoi, aproveitou a oportunidade e expôs para a comitiva do governador os novos investimentos da empresa, que contemplam a distribuição de gás, produção de biogás e biometano, mercardo livre de energia, fontes renováveis e serviços de valor agregado. “Com o crescimento da atividade econômica do estado, sobretudo no Agronegócio e na Indústria, colocando o estado em posição de destaque na região Nordeste, naturalmente traz muita oportunidade para o mercado de energia e transformação energética. Nesse contexto, a (re)energisa se coloca como a parceira ideal das empresas de Sergipe no que que se refere ao mercado livre de energia e outras soluções de eficiência energética que colaborem com o melhor uso da energia na atividade econômica e se traduza em redução de custos na conta de energia, insumo relevante em qualquer negócio. Estamos prontos para atender o mercado de Sergipe com energia limpa, mais barata e com a segurança do Grupo Energisa”, pontuou.
Investimentos
Em fevereiro passado, representantes da Energisa apresentaram investimentos da empresa para 2024, com a perspectiva de contemplar os 63 municípios de concessão em Sergipe.
O foco dos investimentos, segundo a Energisa, será em obras de melhoria e reforma da rede elétrica, instalação de equipamentos telecomandados, construção de subestações e linhas de distribuição de alta tensão, combate ao furto de energia e expansão de redes para ligação de novos clientes. Atualmente, a Energisa Sergipe atende mais de 855 mil clientes, divididos em 63 municípios.
Grupo Energisa
Com 119 anos de história, a Energisa é o maior grupo privado com capital nacional do setor elétrico brasileiro. A empresa agrega 16 mil colaboradores próprios para atender a mais de 20 milhões de clientes.
O Grupo possui quatro grandes frentes de negócios: Energisa Distribuidora, Energisa Transmissora, (re)energisa e Voltz. Além da (re)energisa (empresa do Grupo), o portfólio abrange nove distribuidoras, 12 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira do setor no mercado de energia.
Recentemente, o portfólio foi diversificado com a inclusão da distribuição de gás natural, através da aquisição da ES Gás.
(re)energisa
A (re)energisa é o portfólio de soluções energéticas do Grupo Energisa para acelerar a transição energética dos clientes.
É uma marca com atuação nacional, atendendo empresas de todos os portes na cidade e no campo, com produtos e serviços personalizados em geração distribuída por meio de fontes renováveis, comercialização de energia no mercado livre, serviços de valor agregado, biometano e biofertilizante.
Sergipe Day
O governador Fábio Mitidieri participa nesta terça-feira, 12, da segunda edição do Sergipe Day, no estado do Rio de Janeiro. O evento é fruto da parceria entre O Governo de Sergipe e FGV Energia.
A primeira edição do evento aconteceu em abril do ano passado, no auditório do Espaço Nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo.
Nesta terça, o governador Fábio apresentará aos convidados a diversidade energética e as potencialidades econômicas do estado, a fim de atrair para Sergipe investidores do ramo de energia e gás.
O Sergipe Day é considerado um dos principais fóruns de debate sobre as potencialidades e oportunidades, com foco no setor de Óleo e Gás (O&G), em Sergipe. A proposta é que o evento dê maior visibilidade às oportunidades existentes do setor no estado, buscando atrair investimentos no desenvolvimento econômico de Sergipe.
A programação se dará na manhã e tarde desta terça-feira e conta com a apresentação de um estudo realizado pela FGV Energia intitulado ‘Análise do Impacto Econômico dos Investimentos em Óleo e Gás (O&G) no Estado do Sergipe’, que mede os efeitos proporcionados pelo setor, além de apresentar um diagnóstico regulatório, embasado em cerca de 40 entrevistas com agentes do mercado, órgãos do governo e associações.
Além de representantes do setor energético, são aguardadas para o Sergipe Day instituições do Governo Federal, como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Ministério de Minas e Energia (MME).
O evento conta com o patrocínio da Eneva, TAG, Banco do Nordeste, Carmo Energy, Commit Gás, Diamante Energia e (re)energisa.