- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Fábio Mitidieri entrega reforma do Conservatório de Música de Sergipe e anuncia processo seletivo para professores
6 de março de 2024 - 08:57, por Marcos Peris
O governador Fábio Mitidieri inaugurou nesta terça-feira, 5, a reforma, modernização e adequação da acessibilidade do Conservatório de Música de Sergipe, que envolve a Sala de Concertos Villa-Lobos, considerada uma das melhores em acústica do país. Na ocasião, foi realizada a entrega de instrumentos musicais e anunciado processo seletivo para contratação de 34 profissionais de nível superior para atuação no espaço. A entrega foi celebrada com um concerto comemorativo, realizado pelos alunos da instituição, e também contou com a apresentação do músico sergipano João Ventura.
O Conservatório de Música de Sergipe é considerado a principal escola de música do estado de Sergipe, com 78 anos de existência, atuando na formação de instrumentistas e músicos.
Para as obras, foram investidos R$ 3.794.248,20, principalmente nos quesitos acessibilidade e modernização, além de melhoria do sistema hidrossanitário e pluviométrico, uma problemática antiga da instituição, que possui um hábil sistema de drenagem no seu subterrâneo.
Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri falou sobre a representatividade da instituição para sociedade sergipana. “A cultura, com certeza, está em festa. O Conservatório de Música de Sergipe é um patrimônio do nosso povo. É uma obra que era muito aguardada, e hoje a gente entrega a 36ª obra na Educação. E que bom que é uma obra tão relevante para a nossa cultura. A nossa principal escola de música de Sergipe tem uma história com o nosso estado, com a nossa cultura. Devolver isso à sociedade, reformado, melhorado, é mais do que uma obrigação, é um prazer muito grande”, pontuou.
O governador ainda destacou a importância da instituição para a valorização da formação musical do estado. “É importante para a cultura, a formação e a educação dos nossos jovens e da nossa população como um todo, porque é por meio da educação que a gente transforma uma sociedade. Não tem instrumento de transformação social melhor do que a educação, e eu tenho certeza que a música tem muito a contribuir”, ressaltou.
Comenda
Na oportunidade, 16 personalidades foram homenageadas com a Comenda ‘Genaro Plech’, incluindo o governador Fábio Mitidieri, pela importância para o Conservatório e para a cultura sergipana.
Adequações
O Governo do Estado implementou uma obra de engenharia complexa e abrangente no Conservatório. O secretário de Estado da Educação e Cultura, Zezinho Sobral, explicou que o projeto envolveu a instalação de um sistema de drenagem moderno, utilizando técnicas já aplicadas em garagens e subsolos de edifícios na região. Essa intervenção não só resolveu o problema de infiltração, mas também preparou o terreno para futuros projetos.
“O Conservatório de Música é uma escola pública estadual. Todos os alunos estudam aqui sem pagar. E a Sala Villa Lobos, que é uma sala de concerto com 270 lugares, é uma joia rara na nossa cidade, que a gente vai ter a oportunidade de devolver ao público. Mais do que qualquer outra coisa, hoje eu sou o secretário da Cultura, porque essa sala transpira cultura. O Conservatório está no coração do povo sergipano, e a gente fica muito feliz em prorporcionar essa entrega”, declarou.
O prédio passou por impermeabilização do fosso e troca dos conjuntos elevatórios, além de total adequação das antigas instalações elétricas e instalação de um completo sistema de combate a incêndio e de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
Os banheiros dos três pavimentos foram reformados, houve substituição das esquadrias da fachada em alumínio por vidro temperado; das esquadrias em madeira e alumínio; do telhado e dos forros, além da construção da casa de gás.
No quesito acessibilidade, o Conservatório de Música de Sergipe passou por completa intervenção, já que foram adequados e construídos novos sanitários para pessoas com deficiência (PcD) nos primeiro, segundo e terceiro andares, com a instalação de barras de apoio, portas, peças sanitárias, placas de sinalização nas paredes e portas dos ambientes internos, entre outras adequações.
Funcionamento
Para além dos sistemas estruturais e de serviços, como cursos e formações, o prédio do Conservatório de Música de Sergipe é uma escola de ensino profissionalizante e oferta uma programação de concertos, saraus e apresentações artísticas ao longo de todo o ano. Na casa, passam alunos e a comunidade em geral, que têm acesso às diversas expressões artísticas. A instituição de ensino possui, atualmente, 1.024 alunos nas diversas modalidades.
Sala Villa lobos
O diretor do Conservatório de Música de Sergipe, o professor Heitor Mendonça, exaltou a entrega da Sala de Concertos Villa-Lobos, após mais de 15 anos fechada. Considerado um dos auditórios de melhor acústica do país, a sala vai além de um lugar para apresentações internas, visto que será aberto para a população e contará com uma programação anual de concertos, saraus, oficinas e minicursos.
“É um momento histórico para a cultura sergipana e para a comunidade do Conservatório de Música do Sergipe. A gente tem de volta a Sala Villa Lobos, que estava fechada há mais de 15 anos, a principal sala de concerto do estado do Sergipe. É uma acústica maravilhosa, que foi elogiada por grandes músicos que por aqui passaram, e uma sala que vai servir a toda a comunidade, e a gente está aqui muito feliz com isso, com essa obra que foi realizada pelo Governo de Sergipe”, celebrou.
Instrumentos
Durante a solenidade, foram entregues ao Conservatório de Música instrumentos musicais – 12 acordeons e sanfonas – por parte da Receita Federal, que serão incorporados ao patrimônio do Estado e utilizados nas oficinas do Conservatório de Música.
A entrega desses instrumentos representa uma grande contribuição no fortalecimento da regionalidade, a oportunidade de expandir a educação musical e o estímulo ao talento local.
Representando os alunos da instituição, Cássio Nascimento agradeceu os investimentos. “Em nome de todos alunos, gostaria de expressar o reconhecimento pelo gesto em promover a reformar e a modernização deste espaço tão significativo para a nossa cultura”, comemorou.