- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Athila Paixão: Tragédia do Ninho do Urubu completa cinco anos
8 de fevereiro de 2024 - 11:06, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Nesta quinta-feira (8), o incêndio no Ninho do Urubu completa cinco anos. Foram 10 vítimas fatais, jovens entre 14 e 16 anos de idade, 16 sobreviventes. Entre eles, o jovem de Lagarto, Athila Paixão, 14 anos. Até hoje, nenhuma pessoa foi punida criminalmente pela tragédia.
Entre as famílias das vítimas fatais, nove fizeram acordos com o Flamengo. A mãe do goleiro Christian Esmério, então com 15 anos, não aceitou a proposta rubro-negra e aguarda uma decisão da Justiça. Na noite de quarta, durante o jogo contra o Botafogo, o clube publicou nota na qual diz estar “aberto para alcançar uma composição com eles, a quem muito preza”.
Além de Athila, morreram no dia do incêndio: Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, 14 anos; Pablo Henrique da Silva Matos, 14 anos; Bernardo Pisetta, 15 anos; Vitor Isaias, 15 anos; Samuel Thomas Rosa, 15 anos; Jorge Eduardo, 15 anos; Christian Esmério, 15 anos; Gedson Santos, 14 anos; e Rykelmo Viana, 16 anos.
Os sobreviventes seguem seus caminhos sob o impacto daquela manhã de 8 de fevereiro de 2019. Apenas três dos 16 continuam no Flamengo, dois deles como jogadores. O goleiro Dyogo, de 20 anos, atua no sub-20, e o volante Rayan Lucas, de 19, chegou a entrar em campo na vitória sobre o Sampaio Corrêa, pela 5ª rodada do Carioca deste ano.
Processos em curso
O principal processo relacionado às 10 mortes na tragédia do Ninho do Urubu no momento corre na 36ª Vara Criminal. Depois de cinco anos, ainda não há qualquer pessoa punida. São nove réus na ação por incêndio culposo, que corre desde 2021, incluindo o ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello, que esteve à frente do clube de janeiro de 2013 a dezembro de 2018.
Além de Bandeira, também são réus: Antonio Marcio, Mongelli Garotti, Claudia Pereira Rodrigues, Danilo da Silva Duarte, Fabio Hilario da Silva, Weslley Gimenes, Edson Colman da Silva e Marcelo Maia de Sá. Nenhum deles trabalha no clube atualmente.
Saiba mais
Flamengo fecha acordo com família de Athila Paixão; valores não são revelados
Dor e comoção marcam sepultamento de Athila Paixão em Lagarto
Corpo do atleta de Lagarto Athila Paixão é liberado no IML do Rio
Atleta de Lagarto está na relação de mortos no incêndio do CT do Flamengo no Rio