- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
“Só com mão de obra qualificada ocuparemos os melhores espaços”, diz Fábio, ao entregar certificados de qualificação profissional a estudantes de escolas públicas
18 de janeiro de 2024 - 10:17, por Marcos Peris
Com o objetivo de proporcionar formação profissional e o futuro promissor aos jovens sergipanos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), entregou nesta quarta-feira (17), os certificados de conclusão a 1.959 alunos matriculados em 15 cursos técnicos profissionalizantes, fruto da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A solenidade aconteceu no Teatro Tobias Barreto e contou com a participação do governador Fábio Mitidieri, que na ocasião destacou a ação como um passo importante em direção ao mercado de trabalho e ao desenvolvimento dos estudantes.
Segundo Fábio, o governo visa não apenas aprimorar as oportunidades de emprego, mas também fortalecer setores da economia sergipana. “Hoje, entregamos certificados a cerca de 2 mil jovens, nessa parceria da Secretaria de Estado da Educação com o Senac, promovendo qualificação e oportunidades. Uma das coisas que a gente mais necessita neste momento é de mão de obra qualificada para ocupar os espaços de emprego que vêm surgindo no nosso estado”, pontuou.
O governador ressaltou também os avanços obtidos na educação pública de Sergipe, citando a entrega de 30 obras nas escolas no ano passado e a implantação do Programa Acolher, com psicólogos nas escolas. “A educação passa por um grande momento no nosso estado, tanto na parte da valorização do Magistério, quanto na infraestrutura das nossas escolas. Somente em 2023, entregamos 30 novas obras. Foram dez escolas ampliadas e reformadas e mais 20 quadras poliesportivas entregues. Tivemos os projetos Escola Nota 10, Escola Destaque, o Acolher, Ameei. Agora, a qualificação profissional, nessa parceria com o Senac. Além disso, temos a qualificação promovida pelo Programa Primeiro Emprego (PPE), que já vamos para 14 mil vagas em 2024, dobrando a realidade qu tivemos em 2022, com 7 mil jovens”, enfatizou.
Fábio Mitidieri comentou os bons resultados obtidos pelos alunos das escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O sentimento é de gratidão, de felicidade, por estar no caminho certo, por mostrar que a Educação de Sergipe é uma das melhores do Brasil, por mostrar que a dedicação dos nossos jovens e dos nossos professores e de todos que fazem educação tem dado resultado e que a política pública de forma continuada, assertiva e responsável está valendo a pena. Então, parabéns aos nossos jovens pelo grande resultado e que a gente possa cada vez mais orgulhar o povo sergipano”, declarou.
Parceria
Em 2023, o Governo do Estado, por meio da Seduc, firmou parceria com o Senac, instituição integrante do Sistema Fecomércio, para o fornecimento de vagas de cursos profissionalizantes para a rede estadual de ensino. O acordo contempla estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual e concludentes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também alunos residentes nas regiões atendidas pelas unidades do Senac em Aracaju, Propriá, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto, Tobias Barreto, além da Unidade Móvel (UM).
Na oportunidade, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, ressaltou a importância da parceria, que proporcionou aos alunos da rede pública estadual acesso a cursos de alta qualidade, alinhados com as demandas do mercado atual. Desde capacitações em áreas técnicas até desenvolvimento de habilidades interpessoais, esses cursos visam preparar os estudantes para os desafios profissionais que encontrarão em suas jornadas.
“Nós estivemos presentes em 75 municípios, profissionalizando alunos, seja através das nossas unidades físicas em Propriá, em Glória, Itabaiana, Lagarto, Tobias Barreto, ou nossa unidade móvel que roda todo o estado e em Aracaju com o Centro de Gastronomia (CGT). Desta maneira, profissionalizamos 111 turmas e 1.959 alunos, graças a essa parceria de sucesso, na qual este aluno pode a qualquer momento ir para o mercado de trabalho com seu certificado de conclusão de curso emitido por uma entidade séria, responsável, acima de tudo, reconhecida nacionalmente, como é o Senac. Com isso, buscamos profissionalizar o jovem para que quando ele necessite ir para o mercado de trabalho, chegue com sua profissionalização e com a facilitação do acesso àquele primeiro emprego”.
A entrega dos certificados não é apenas o reconhecimento formal das habilidades adquiridas, mas também um incentivo para que esses estudantes continuem trilhando o caminho do aprendizado e da realização pessoal. De acordo com o secretário de Estado da Educação e Cultura, Zezinho Sobral, a ação reforça o compromisso do governo em oferecer oportunidades de qualificação profissional, capacitando a próxima geração de profissionais sergipanos.
“Parceria importante, porque o Senac tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Todos os alunos que recebem seu certificado hoje, têm um certificado reconhecido pelo Ministério da Educação, e isso, além de qualificá-lo para a vida profissional, que permite a inserção do mercado de trabalho, ainda acresce ao seu currículo, permitindo-lhe ter acesso a novas oportunidades. Portanto, é uma parceria importante, e pretendemos ampliar para 2024, e nos anos seguintes, com o objetivo de que a gente tenha uma oferta segura, capaz de atender a toda demanda do Ensino Médio e da escola pública”, disse.
Qualificação
O processo de qualificação profissional oferecido aos alunos do Ensino Médio devidamente matriculados na Seduc permitiu o acesso a conhecimentos, habilidades e competências, que um profissional adquire ao longo de sua formação e experiência, que é fundamental para a entrada no mercado de trabalho, pois permite que o profissional se candidate a vagas específicas e demonstre que possui as habilidades necessárias para o cargo.
Os alunos participaram dos cursos de assistente de logística; agente de informações turísticas; administrador de redes; agente de viagens; assistente administrativo; atendente de farmácia; assistente de recursos humanos; manutenção e suporte em informática, gestão de marketing digital; gestão de pequenos negócios; operador de computador; programador de sistemas; recepcionista em meio de hospedagem; promotor de vendas; e programador full stack.
O estudante Edson dos Santos, do Colégio Estadual Olavo Bilac, recebeu o certificado do curso de assistente de recursos humanos. Para ele, a experiência lhe proporcionará ser um profissional mais capacitado, oferecendo melhores oportunidades no mercado de trabalho. “A minha presença aqui é para reforçar a importância de uma ação desse tipo para nós, jovens estudantes da rede pública. O que nós queremos é somente oportunidades para buscar o nosso lugar ao Sol”, agradeceu.