- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Selo Escola Antirracista valoriza atividades voltadas à consciência negra, à educação plural, multicultura e equânime
20 de novembro de 2023 - 16:05, por Redação
No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o Governo de Sergipe continua firme na construção de uma educação antirracista, multicultural e diversa. Para incentivar que as escolas promovam atividades voltadas à causa, a inscrição para o Selo Escola Antirracista ‘Professora Maria Beatriz Nascimento’ continua até o dia 27 de novembro.
Lançado em 17 de outubro pelo Governo de Sergipe, o objetivo da certificação é promover o diálogo e ações para fomentar, nas unidades escolares estaduais, práticas de efetivação das leis 10.639/03 e 11.645/08, já que a equidade na educação é um assunto para todos, obrigatoriamente para os gestores e suas equipes pedagógicas.
“É um compromisso do governo em assegurar a valorização das práticas pedagógicas que ampliam os espaços democráticos, garantem a educação para todos, como também efetivam a equidade racial, que é um fator determinante para a melhoria da qualidade de ensino e elevação do índice de aprendizagem”, explica o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral.
As escolas que desenvolvem atividades baseadas nas leis federais nº 10.639/2003 e 11.645/08, que instituem na rede de ensino de todo o país a oferta obrigatória de ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’, permitindo o resgate histórico da contribuição de pessoas negras na formação e construção da sociedade brasileira, poderão se inscrever no processo de certificação do Selo Escola Antirracista.
A Coordenação de Educação do Campo e Diversidade da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Cecad/Seduc) informa que a inscrição pode ser feita pelo gestor, coordenador pedagógico ou secretário da escola. No ato da inscrição é necessário anexar o plano de trabalho, carta-compromisso e as evidências das ações realizadas. O processo de seleção é online e deve ser realizado no site da Seduc.
Com o selo, as escolas assumem o compromisso em ofertar uma educação plural e multicultural, de modo a coibir a perpetuação do racismo no ambiente escolar. “Trata-se de um movimento de reconhecimento, valorização e disseminação do ensino da cultura afro-indígena na educação pública sergipana e práticas antirracistas”, disse a chefe da Coordenação de Educação do Campo e Diversidade (Cecad/Seduc), Geneluça Santana.
As escolas que se destacarem na implementação de atividades, projetos e ações voltados para uma educação antirracista receberão o Selo Escola Antirracista Professora Maria Beatriz Nascimento como forma de reconhecimento, valorização e premiação. O selo estará em vigência por um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.
Fonte: Governo de Sergipe