- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Ipesaúde dá início ao Projeto ‘Cuidar de Quem Cuida’
12 de setembro de 2023 - 11:09, por Marcos Peris
Nesta segunda-feira (11), foi dado início na sede do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), ao Projeto ‘Cuidar de Quem Cuida”. De acordo com a assessora da Diretoria de Promoção à Saúde (Dirpros), Roberta Barbosa, a ação tem a proposta de levar ginástica laboral e sessões de liberação miofacial para os colaboradores da sede da autarquia.
As atividades de ginástica laboral acontecem às segundas e quartas-feiras, no próprio setor onde a pessoa trabalha, e as sessões de liberação miofacial ocorrem às sextas-feiras, pela manhã, na Sala de Reunião da Gerência Executiva Administrativa (Gead). “Esta é uma forma de oferecer um pouco de prevenção em relação a saúde, orientar sobre a postura no ambiente de trabalho e alertar ao colaborador sobre algumas atividades físicas que ele desenvolve de forma equivocada durante o trabalho e não percebe. O objetivo é que todos os colaboradores possam, no primeiro momento, se movimentar e mexer mais os músculos, melhorar a circulação sanguínea, e no segundo momento, ter a orientação postural, para que ele consiga trabalhar com a postura correta”, disse.
O projeto é uma ação de promoção à saúde da Dirpros, que visa prevenir problemas crônicos, oriundos de má postura e de sedentarismo, como doenças osteomusculares a exemplo de artrose, escoliose, contraturas musculares e a LER/DORT. A ação também objetiva orientar os funcionários a como trabalhar com mais saúde durante a sua atividade laboral.
É importante salientar que a iniciativa conta com a parceria do Centro de Reabilitação, que cedeu os fisioterapeutas para a realização das atividades. “Foram disponibilizados pelo Centro de Reabilitação não apenas os fisioterapeutas, bem como as macas e insumos para a realização do trabalho”, ressaltou.
Atividades
A fisioterapeuta do Centro de Reabilitação, Márcia Graziela, ressaltou que o Projeto ‘Cuidar de Quem Cuida” terá três dias voltados para a saúde do trabalhador. Ela considera a iniciativa muito importante porque há um trabalho tanto de prevenção como de promoção de saúde dos servidores, que passam o dia todo no seu local de trabalho e muitas das vezes não têm tempo para dedicar a sua saúde e ao seu bem-estar.
“Esse projeto garante ao funcionário qualidade de vida, porque é um momento que vai ser usado para trabalhar as questões relativas à saúde e a prevenção de doenças, seja por conta do tipo de trabalho que exerce como também do seu dia a dia. Ele aprende técnicas aqui que podem ser desenvolvidas em casa. Nas atividades de ginástica laboral que realizo são aplicadas técnicas tanto de alongamento como de ativação e respiração”, enfatizou.
Na primeira atividade do projeto, Márcia Graziela disse que notou que os colaboradores realmente precisam desse momento para eles, por conta de toda a agitação da vida e também pela questão da saúde. “Durante a realização de exercícios que são super leves, desenvolvidos mais para um aquecimento, um alongamento, nós como profissionais já percebemos as demandas que os funcionários vêm trazendo. Como sou fisioterapeuta consigo enxergar questões que podem levar a determinadas patologias lá na frente. Fazendo esse trabalho já escutei o relato do próprio alívio do sintoma que a pessoa já estava antes de começar a atividade. Sem contar com a questão da respiração, que ao final dos exercícios já se apresentava bem melhor”, relatou.
Benefícios
A colaboradora Denize Santos Ribeiro, que trabalha na Gerência de Execução Orçamentária e Financeira (Geof), participou das atividades de ginástica laboral e disse que achou muito interessante. “A gente que trabalha muito tempo sentada, ao fazer esses exercícios fica com a musculatura melhor e tem também maior desempenho no trabalho”, afirmou.
Denize revelou ainda que gostou mais dos exercícios de alongamento e afirmou que no final da série já estava mais relaxada. “Com os exercícios, a minha respiração no final estava bem melhor”, avaliou.
Anselmo Lima Santos, do Setor de Contas, disse que a atividade foi muito importante. “Trouxe bastante benefício e o relaxamento no começo da manhã também é bom para a saúde”, destacou. Ele também gostou mais do alongamento. “Vou participar de tudo, das duas atividades de ginástica laboral e da massagem que acontecerá na sexta-feira”.
Fotos: Francielle Nonato
Ascom Ipesaúde