- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Deputado Paulo Júnior volta a cobrar consórcio de transporte público da Grande Aracaju
17 de agosto de 2023 - 20:35, por Redação
Com a decisão judicial determinando que a prefeitura de Aracaju licitação para transporte público, o deputado estadual Paulo Júnior (PV) voltou a cobrar a efetivação do Consórcio, presidido pela capital.
Em seu pronunciamento, Paulo falou sobre o atropelamento de um pedestre no Terminal Rodoviário Leonel Brizola, no Bairro Capucho, em Aracaju, na noite dessa terça-feira (15). Um homem identificado como Michael Johnatan Santos de Oliveira, de 29 anos, morreu atropelado por um ônibus do transporte coletivo. Segundo populares, a vítima estava retornando do trabalho na área de construção civil e tentava embarcar no veículo superlotado quando foi atingido pelo pneu.
“Esta Casa precisa promover debate sobre o transporte público da Grande Aracaju. Diariamente, recebo imagens de veículos deteriorados. Na terça, dia 15, um pedestre faleceu atropelado quando tentava entrar no ônibus lotado, ele não conseguiu entrar, o motorista arrastou e ele foi atingido pelo pneu. Até quando? Precisamos ficar atentos para a determinação judicial que dá 180 dias para Aracaju realizar licitação, mas é preciso contemplar os quatro municípios e para isso é preciso efetivar o Consórcio”, declarou.
“Espero que nesses 180 dias o Consorcio seja efetivado e se comece a discutir o transporte público. Não é possível uma cidade como Aracaju não ter licitação, ter uma frota defasada, com veículos velhos”, disse.
Decisão
A decisão, do juiz da 12ª Vara Cível de Aracaju, Marcos de Oliveira Pinto, prevê que seja realizada uma licitação referente a todas as linhas e itinerários já existentes e a serem criadas. O prazo de cumprimento da decisão é de 180 dias.
Sobre o consórcio
A efetivação do consórcio levará à criação de uma entidade pública, que definirá o formato do sistema de transporte coletivo da região metropolitana de Aracaju e as obrigações de cada município na gestão do serviço.
Embora complexo, o processo de criação do consórcio e, posteriormente, do edital de licitação do transporte público, será um grande avanço para os moradores das quatro cidades que fazem uso do sistema.