- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Seed já realizou quase 37 mil matrículas online
18 de fevereiro de 2016 - 22:44, por Alexandre Fontes
A matrícula online, implantada no início deste ano pelo Governo Jackson Barreto, na gestão do secretário Jorge Carvalho, tem se mostrado uma importante ferramenta de auxílio aos pais e estudantes na hora de efetuar a matrícula de seus filhos e garantir uma vaga na rede estadual de ensino.
Desde o início de janeiro até agora, 37.651 alunos já foram matriculados através do portal da Matrícula Online. As matrículas foram divididas em três fases. A primeira foi referente aos alunos da rede estadual de ensino que desejavam permanecer na mesma escola. Essa matrícula foi feita de maneira automática pela própria escola. No total, 30.833 estudantes foram matriculados nessa fase.
A segunda fase foi para os alunos que quiseram mudar de unidade de ensino, dentro da própria rede estadual, tendo sido matriculados até agora 263 estudantes. Já a terceira fase foi para os alunos das redes particular, municipal e federal que migraram para a rede estadual de ensino, totalizando 4.178 alunos.
Matrícula
O novo modelo de matrícula exterminou as filas enormes que se formavam, causando transtornos para os pais que queriam garantir uma vaga para seus filhos na rede estadual de ensino. Era comum, principalmente nos colégios mais disputados da Rede – Atheneu, Tobias Barreto, Dom Luciano, Murilo Braga e outros – famílias passarem dois ou três dias dormindo dentro ou fora da escola para assegurar uma vaga para seus filhos.
“Trata-se de um instrumento moderno, criado pelos profissionais da Coordenadoria de Informática da Seed, o qual tem oferecido aos pais e alunos a possibilidade de efetuar a matrícula na comodidade da sua casa, pelo computador, celular, tablet, ou até mesmo em lan house”, explicou o secretário Jorge Carvalho.
Para efetuar a matrícula, o aluno deve acessar o portal da Seed (www.seed.se.gov.br), onde encontrará o link ‘Portal da Matrícula’. Através desse link, o estudante irá procurar o nome da escola em que pretende estudar e verificar se a unidade de ensino já está com as matrículas abertas e se há vagas.
De acordo com a assessora do Departamento de Inspeção Escolar (DIES), Eliane Passos, como muitas escolas têm calendários diferentes para término do ano letivo, também haverá um calendário diferenciado para a matrícula.
Documentação
Os alunos que efetuarem a matrícula online têm até o primeiro dia de aula para entregar a documentação na secretaria da escola, a saber: Ficha de Matrícula assinada pelo estudante; registro civil ou identidade; CPF (para os alunos do Ensino Médio); comprovante de residência; documento de escolaridade (histórico escolar ou declaração com validade de 30 dias); Termo de Responsabilidade; Procuração em favor do responsável pela matrícula, caso não sejam os genitores; Cartão de vacinação para as crianças de até seis anos de idade; e foto 3X4.