- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Banese apresenta linhas de crédito rural a produtores de Boquim
26 de abril de 2023 - 10:36, por Marcos Peris
Evento foi promovido em parceria com a Emdagro. Equipe do Banese + Agro conversou com 60 agropecuaristas da região sobre os serviços e produtos da instituição para o campo.
Em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Sergipe (Emdagro), a equipe do Banese + Agro esteve em Boquim para uma reunião com os produtores rurais da localidade e de outros municípios da região sul do estado, como Arauá e Pedrinhas. Na ocasião, os gerentes apresentaram as linhas de crédito e os produtos do banco voltados para o fomento da agropecuária sergipana.
O encontro foi realizado no auditório Luiz Ferreira dos Santos, na sede da Emdagro em Boquim, na última quinta-feira (20). O gerente geral do Banese + Agro, Alan Dias, falou sobre as novidades do Plano Safra 2022-2023, como por exemplo, a criação de linhas de crédito específicas para cada vocação agrícola do estado, e sobre o crescimento do volume de recursos disponibilizados pelo banco para a agropecuária sergipana, ao longo dos últimos anos.
“O Banese sabe da importância do setor para a economia sergipana, por isso, tem se debruçado sobre a questão, continuamente, buscando as melhores soluções, inclusive tecnológicas, para disponibilizá-las para os produtores rurais”, salientou o gerente. Ele também salientou que todas as novas potencialidades da agropecuária sergipana estão sendo mapeadas pela instituição, para que recebam a atenção necessária.
Em Boquim, uma dessas novas vocações é a produção de plantas ornamentais, cujo diagnóstico e caracterização também estão sendo realizados pela Emdagro, como informou o coordenador de Desenvolvimento Rural da empresa, Ary Osvaldo Bomfim. Dentro dos programas e ações desenvolvidas pela instituição na terra da laranja estão, ainda, a inseminação e distribuição de sementes de milho; instalação de unidade de produção de sementes de citrus com quatro novas variedades; e recuperação de estufas para produção de mudas.
Dirimir dúvidas para estar mais próximo
Durante a apresentação, o gerente geral do Banese + Agro, Alan Dias, também respondeu a dúvidas dos produtores rurais sobre os procedimentos necessários para pleitear o financiamento rural. Também representaram o banco na reunião o gerente de negócios do Banese + Agro de Itabaiana, Gildo Guimarães, e o gerente geral da agência Boquim, Ariovaldo Lima.
Para o diretor de Assistência Técnica da Emdagro, Jean Carlos Nascimento Ferreira, a reunião foi bastante produtiva e a participação do Banese mostra a proximidade da instituição com os produtores rurais. “Esse contato é muito importante para que as pessoas entendam que ele é o banco dos sergipanos. Nossa expectativa é de que após essa reunião, mais pessoas busquem o Banese para ser parceiro, junto com a Emdagro”, salientou o diretor.
Frutas da parceria
Quem classificou a reunião como muito positiva foi o produtor rural boquinense, Marcos Alberto Rezende Filho. Segundo ele, é uma felicidade ver o Banese em Boquim, de portas abertas, colocando-se à disposição do produtor rural para que muitas outras pessoas possam ser beneficiadas com tudo o que a instituição tem a oferecer.
“Sou cliente agro do banco há cerca de dois anos, e sou testemunha do quanto o Banese é parceiro, amigo dos clientes e com quem podemos contar. Sou testemunha dos bons frutos que ainda colheremos através do banco”, declarou Marcos Rezende. Produtor que atua com milho e gado em outros locais, ele contou com a ajuda do banco para implementar o pomar de laranja em Boquim, e já tem uma lista do que pretende adquirir para otimizar a produção, assim que o sítio passar a dar frutos.
“Citricultura não ficou para amadores, ou se profissionaliza ou tem que deixar a área para não ter prejuízo. Ainda estamos na fase inicial do pomar, mas futuramente pretendo adquirir, através do Banese, implementos para o sítio, como uma roçadeira ecológica. A lista é grande, mas estamos fazendo tudo passo a passo”, contou animado o produtor rural.
Ascom Grupo Banese