- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Papa Francisco nomeia bispo natural de Lagarto para Diocese de Itaguaí no Rio de Janeiro
19 de abril de 2023 - 08:17, por Redação
Com informações da CNBB
O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 19 de abril, a renúncia apresentada por dom José Ubiratan Lopes ao governo pastoral da diocese de Itaguaí (RJ). Para o suceder, o pontífice escolheu dom Paulo Celso Dias do Nascimento, atualmente bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ). A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento ao novo bispo emérito e saudação ao novo bispo diocesano.
Novo bispo diocesano
Nascido em 14 de abril de 1963, na cidade de Lagarto (SE), Paulo Celso Dias do Nascimento é formado em Filosofia pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, no Rio de Janeiro, e em Teologia pela Universidade Católica de Salvador, na Bahia. Sua ordenação presbiterial foi em 13 de maio de 1989.
Dom Paulo também é formado em Direito Canônico, pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico, do Rio de Janeiro, em 2000, e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 2006. Ele especializou-se em Psicologia Hospitalar, pela Cesanta – Santa Casa da Misericórdia, também do Rio, em 2008.
Atuou durante o ministério presbiteral na diocese de Estância e na arquidiocese do Rio de Janeiro, onde desempenhou a função de capelão de hospital (2000 a 2003), assistente eclesiástico da Pastoral da Saúde (2012 a 2014) e coordenador arquidiocesano da Pastoral da Saúde (2015 a 2017).
Na arquidiocese do Rio de Janeiro, foi vigário-geral e bispo referencial do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, do Vicariato Epicopal Leopoldina e da Pastoral da Saúde.