“Seria muito bom para a população ter uma UPA 24h”, diz superintendente do HU de Lagarto

11 de abril de 2023 - 14:58, por Marcos Peris

Na manhã desta terça-feira (11), o superintendente do Hospital Universitário de Lagarto, Manoel Cerqueira Neto, esteve no estúdio da Rádio Fan FM, onde falou para os ouvintes do Jornal da Fan sobre a dinâmica de funcionamento e a importância daquela unidade hospitalar para a Região Centro-Sul de Sergipe.

“O Hospital Universitário de Lagarto surgiu a partir do Campus Universitário Antônio Garcia Filho. A Universidade Federal de Sergipe, no seu planejamento de expansão, criou o campus, que é responsável por uma área muito delicada da ciência e da pesquisa, que são as ciências voltadas para a saúde. Temos em Lagarto um campus com oito cursos de Saúde: Medicina; Enfermagem; Farmácia; Nutrição; Fisioterapia e Terapia Ocupacional, dentre outros. Dentro da concepção de um campus de Saúde, era preciso ter um hospital. Nasce, então, o Hospital Universitário de Lagarto, a partir da doação do Hospital Regional, inaugurado em 2010 pelo então governador Marcelo Deda e doado à UFS em 2015, quando se deu o processo de federalização. Em 2017 a Universidade assumiu o cuidado, a manutenção e a infraestrutura, assim como a administração e toda a parte estrutural do hospital, que desempenha não apenas a função assistencial, o que é primário, mas tem a grande função de fornecer campo de estágio de formação de ensino e pesquisa na graduação, na pós-graduação e em programas de residências médicas e multiprofissionais para a capacitação de alunos que, depois de formados, vão equipar nossos instrumentos de Saúde, sejam privados ou públicos”, explicou o superintendente.

Responsável por atender às demandas de Saúde da Região Centro-Sul, o Hospital Universitário de Lagarto não é responsável apenas pelo atendimento dos lagartenses, mas também pelo acolhimento de pacientes dos cinco municípios que fazem parte desta região do estado.

“Sergipe é dividido em Regionais de Saúde. Lagarto é a Regional Centro-Sul, da qual também fazem parte os municípios de Tobias Barreto, Salgado, Riachão do Dantas; Poço Verde e Simão Dias. Além disso, atendemos à região Norte da Bahia, como os municípios de Paripiranga; Fátima e Adustina, que não têm instrumentos de Saúde. Os instrumentos de Saúde maiores estariam em Salvador e Feira de Santana, de forma que é mais perto ir até Lagarto. É um hospital porta aberta, urgência-emergência e faz parte da rede de Saúde do Estado de Sergipe”, revelou Cerqueira.

Na semana passada, o Hospital Universitário de Lagarto emitiu uma nota, dando conta de uma superlotação da unidade. Manoel Cerqueira ressaltou que, desde a fundação, o hospital vem mudando de perfil, sendo cada vez mais estruturado e equipado para melhor qualificar os futuros profissionais de Saúde. Em função disso, a unidade hospitalar passou a oferecer procedimentos e exames que antes não tinha condições de ofertar, deixando de ser apenas um hospital de passagem que regulava boa parte dos pacientes para outras unidades.

“O paciente era regulado para o HUSE. Hoje, não. A maioria dos pacientes ficam e são tratados lá, porque se equipou o instrumento de Saúde. Nessa mudança de perfil, hoje, temos uma taxa de ocupação média anual de 130%, tanto para adultos, quanto para a área pediátrica. Temos pacientes com perfil de terapia intensiva, mas nós não temos terapia intensiva lá e esses pacientes vão precisar ser regulados para Aracaju. Só a cidade de Lagarto tem mais de 105 mil habitantes. Se a gente expandir para a Região Centro-Sul, são mais de 350 a 400 mil habitantes. O Hospital Universitário de Lagarto, que tem o papel do ensino e de formar, além de assistir à população, sozinho não vai conseguir servir como porta. Com a expansão dos municípios e da população do Interior, nós precisamos de uma Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA). Lagarto tem realizado ações importantes, como a extensão do horário de atendimento nos postos de saúde e extensão do atendimento durante o final de semana, mas seria muito bom para a população ter uma UPA 24h”, ressaltou o superintendente. (Fan F1)

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br