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‘Comunicação é uma política pública importante’, Cleon Nascimento
10 de abril de 2023 - 09:20, por Marcos Peris
Jovem na cidade, mas com a bagagem cheia de experiência profissional e um belo currículo acadêmico, Cleon Nascimento é o atual secretário de Comunicação de Sergipe. Com a recriação da pasta, ele assume com um novo perfil, novas metas – e conectado com o planejamento estratégico do governo. Nesta entrevista, Cleon fala um pouco sobre a sua visão da comunicação pública e explica suas ações iniciais. Acompanhe a seguir.
JORNAL DA CIDADE – O Governo de Sergipe chega aos cem dias de gestão vivendo, também, um novo momento na Comunicação. Passado já esse período, quais os avanços alcançados na comunicação do governo, com a recriação da Secretaria Especial da Comunicação?
CLEON NASCIMENTO – Graças a Deus tivemos alguns trabalhos bem importantes. Inicialmente, o governador já acertou m u i t o a o m u d a r d e superintendência para secretaria, já é uma visão ampliada e de valorização. Fábio é muito experiente e antenado, compreende muito bem a necessidade de fazer uma gestão com uma comunicação forte. Hoje temos uma política de comunicação bem traçada, com regras e metas claras, sempre pensando de forma 360°, focado no governo todo. Temos Ascoms – Assessorias de Comunicação – em todas as pastas. Ao todo, são mais de 150 profissionais capacitados divididos entre secretarias e órgãos da administração indireta. Além disso, em breve anunciaremos projetos da própria Secom, que mostram na prática que comunicação é, sim, uma política pública importante.
JC – Quais os grandes desafios que têm sido enfrentados na construção desse novo projeto de comunicação pública no Governo do Estado?
CN – São inúmeros. Um deles é fazer com que a imprensa compreenda esse novo modelo de gestão, em que o secretário da Comunicação não é um porta-voz do governo, mas, sim, um gestor que lida com uma política pública transversal, mas que tem porta-vozes em sua equipe, que trabalha um espectro mais amplo. Organizamos a estrutura da Secom em núcleos que atendam todas as subáreas da comunicação: rádio, marketing e redes sociais etc.
JC – O governo enviou nesse primeiro pacote de projetos de lei para a Assembleia Legislativa o que transforma a Secretaria Especial do Tr a b a l h o , E m p r e g o e Empreendedorismo em Secretaria de Estado. Já existe algum projeto nesse sentido para a transformação, também, da Secom? De que maneira isso influenciaria no desempenho do trabalho realizado pela pasta?
CN – Existe, sim. Mas o fato de sermos ligados à Casa Civil não é um problema. O secretário Jorginho Araujo é experiente e entende as necessidades da nossa pasta. Temos um trabalho de muita parceria e que vem fluindo de forma bem tranquila.
JC – Embora já com um vasto currículo e carreira consolidada no mercado publicitário e acadêmico, você é um secretário jovem. Como tem sido essa sua primeira experiência no Executivo, à frente de uma secretaria tão importante, num governo que tem à frente um gestor com o d i n a m i s m o d e F á b i o Mitidieri?
CN – Desafiador, mas muito rica e gratificante. Não é bem minha primeira experiência no Executivo. Na gestão de Marcelo Déda, a agência de publicidade em que eu fui sócio, naquela época, atendia a conta do Governo do Estado. Mas, de fato, é algo muito maior e com uma responsabilidade infinitamente maior. O governador Fábio Mitidieri é um líder motivador, ágil e muito preparado. A gente fica brincando que ele é ligado no 220W, muito dinâmico e está focado em construir um futuro muito melhor para os sergipanos e sergipanas.
JC – Quais são as perspectivas para a Secom passado esse primeiro momento de conhecimento e organização da Comunicação do Governo?
CN – Acompanhar todas as ações do governo, temos muitas. Quando fui convidado para o cargo o governador disse que prezava pelo diálogo, que fazia questão de chegar em cada povoado, em cada município. E a comunicação é parte fundamental desse processo.
|Por Max Augusto