- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Sérgio Reis: “Quero apresentar projetos de lei e fazer reverberar as demandas e anseios da população do Centro-Sul”
21 de março de 2023 - 16:30, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
A entrevista da semana no Portal Lagarto Notícias é com deputado estadual, Sérgio Reis (PSD).
Portal Lagarto Notícias – Porque resolveu assumir a primeira suplência na Alese?
Sérgio Reis – Fui convocado a assumir a suplência devido à licença do amigo Jorginho Araújo, que retornou ao comando da pasta da Casa Civil do Governo Mitidieri. Dessa forma, cumpri com meu dever de suplente de deputado estadual e hoje estou representando o povo sergipano na Assembleia Legislativa com muito orgulho e muito trabalho.
PLN- Existem rumores de que o senhor pretende retornar ao cargo de representação sergipana em Brasília?
SR – Rumores que faço questão de confirmar. A missão em Brasília me foi dada pelo governador Fábio Mitidieri, a quem sou grato e tenho o privilégio de manter essa parceria, então após esse meu período na Alese, onde quero apresentar projetos de lei e fazer reverberar as demandas e anseios da população do centro-sul, de Lagarto, retorno à missão e ao trabalho como secretário de Representação do Estado de Sergipe em Brasília.
PLN – Quais são as suas principais preocupações de início do mandato?
SR – Primeiro ser uma voz da população lagartense e dos municípios da região centro-sul do estado porque sinto e vejo a necessidade de alguém brigando por eles na Assembleia Legislativa. Lagarto está passando por sua pior fase administrativa na história recente e precisamos que a população seja vista e ouvida. Mas não apenas isso. Já protocolei seis projetos de lei que iremos tratar em breve e diz respeito a toda população sergipana, especialmente em defesa dos direitos da mulher e nas áreas da saúde e educação.
PLN- Tem algum projeto que pretende apresentar com urgência na Alese?
SR – Desses seis, já adianto que teremos um olhar especial para o que visa promover o pagamento de auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica. O direito das mulheres é um tema que não se pode esperar. Assim como a saúde. Por isso também já protocolamos o projeto de lei para tornar obrigatória uma UPA 24h em municípios com mais de cem mil habitantes. Dessa forma, como já é nosso desejo, Lagarto, por exemplo, estaria dentro desse requisito, além de outros municípios sergipanos. É a garantia de atendimento rápido e eficaz para a população desses municípios e de municípios vizinhos e menores.
PLN- Qual avaliação Sérgio Reis faz dos primeiros meses de gestão de Fábio Mitidieri?
SR – Sintetizo em duas palavras: coesão e trabalho. E quando juntamos esses dois aspectos temos total competência para executar o que foi proposto. Mitidieri montou uma equipe qualificada e muito capacitada e que tem também muita gana para trabalhar, assim como ele. Então o que já temos é uma gestão com a cara do governador. Em pouquíssimo tempo já demos celeridade a muita coisa na parte administrativa e temos uma perspectiva solidificada de continuação e início de obras de infraestrutura. Em Brasília, o governo já conseguiu fechar parcerias para a garantia de recursos que serão importantes para tocar obras transformadoras. Tenho certeza que a minha felicidade vendo a gestão do Governo do Estado é também a do povo sergipano nesse momento.
PLN – Qual sua avaliação sobre o resultado das urnas em Lagarto nas eleições de 2022?
SR – A melhor possível. Nossos candidatos saíram vencedores em todas as frentes. Foi uma amostra do sentimento do povo lagartense que foi vista nas urnas. Lagarto clama por mudança porque viu que fez uma manobra para o atraso ao colocar esse agrupamento no poder. A partir daí só vimos problemas, desprezo pela educação, descaso com a saúde e não vimos sequer uma obra em mais de quatro anos de gestão até aqui. As urnas ano passado mostraram que essa forma de fazer política e de gerir o município está com os dias contados para ter fim.
PLN- Como estão as arrumações do seu bloco político para as eleições de 2024 em Lagarto?
SR – Estamos com disposição como nunca e percebendo o sentimento de mudança da população lagartense. Não menos que isso, estamos olhando com muita atenção os problemas do município, olhando com carinho os anseios da população, trabalhando duro para atender todas as necessidades de cada bairro e cada povoado de Lagarto. Então nesse como deputado estadual nosso é em especial para Lagarto, o deputado federal Fábio Reis também em Brasília se coloca como fundamental para trazer ações e obras, trazer recursos, a ex-deputado Goretti Reis com toda sua experiência também está tendo esse olhar generoso com a população, ouvindo nossa gente, e todos os amigos e parceiros do agrupamento estão em sintonia para devolver a Lagarto o que ele merece, que é o progresso, o orgulho de ser daqui e muito mais desenvolvimento, gerando emprego, renda e atraindo investimentos.
PLN – O senhor vislumbra colocar seu nome à disposição para disputar a prefeitura?
SR – Esse é um tema que não estamos preocupados ainda em discutir porque ainda não chegou o momento. Nosso foco agora é diminuir o sofrimento do povo de Lagarto, levar mais esperança, trabalhar para ajudar de alguma forma as comunidades rurais e os bairros. Quando chegar esse momento, todas as lideranças do grupo têm total respaldo para colocar o nome à disposição. No momento certo, o próprio grupo em sintonia com a população decidirá.
PLN- Caso opte por voltar ao cargo em Brasília, o senhor não teme atrapalhar uma possível candidatura em Lagarto?
SR – Não estamos olhando o agora pensando em eleições futuras. Estamos olhando o agora com o olhar do que precisa ser feito no momento em prol do povo de Sergipe, em prol dos lagartenses. E creio que tenho muito a contribuir nesse aspecto estando em Brasília como interlocutor do que demanda o governo Mitidieri. Só para ter uma ideia, lá já conseguimos fechar parcerias para o Hospital de Amor em Lagarto visando sua contratualização para que possa funcionar e atender a população. Brasília é um caminho direto para que possamos conquistar recursos para poder colocar as coisas em prática, tirar os projetos do papel. Creio que lá posso contribuir bastante nesse aspecto em parceria com o meu irmão Fábio Reis e demais parlamentares em nome do Governo de Sergipe.
PLN – No tocante ao município de Lagarto, qual a avaliação o senhor faz da atual gestão de Hilda Ribeiro?
SR – Infelizmente gostaria de poder avaliá-la, mas o que todo mundo sabe que quem dá as cartas dentro daquela prefeitura não é ela. Porém avaliando a gestão, ou seja, quem está lá comandando, é muito seguro que podemos enxergar como uma administração com péssimos resultados. Eles fizeram de Lagarto um município estagnado, que foi ultrapassado inclusive por Itabaiana. Estamos sofrendo as consequências dessa estagnação, perdendo empresas, perdendo investimentos, perdendo empregos, renda limitada, sem expansão, sem desenvolver indústria, turismo, agricultura. Simplesmente os resultados são os piores possíveis nas últimas décadas para Lagarto.