- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
“A polícia tem agido de forma enérgica no combate ao crime”
27 de setembro de 2015 - 18:11, por Marcos Peris
O Portal Lagarto Notícias entrevista esta semana o Major Kleberson Pinheiro, comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, município de Lagarto.
Lagarto Notícias – Quem é o Major Kleberson Pinheiro? Como chegou ao Comando do 7º BPM de Lagarto?
Kleberson Pinheiro – Kleberson Pinheiro é natural do estado de Rio de Janeiro, oficial da polícia há 22 anos, que entrou para a Polícia Militar em 01 de março de 1993, no Rio de Janeiro. Como minha mãe era sergipana, decidi então vim morar no estado, prestando concurso público, mesmo sendo aluno no Rio. Passei no certame e retornei para o Rio. Fiz o curso de formação, com aprovação em 1995. Durante todo esse tempo que estou na polícia sergipana, já trabalhei na Rádio Patrulha, além dos municípios de Estância e Lagarto, neste último exerci o cargo de Subcomandante.
Lagarto
Após ser coordenador estadual da PM, fui convidado para assumir o comando do 7º BPM. Recebi o convite com grande satisfação para trabalhar em Lagarto. Aceitei o desafio e tenho desenvolvido um bom trabalho em prol da segurança pública do município.
Condições
Quando assumir em 19 de abril de 2015, as condições encontradas eram precárias, mas com o apoio dos policiais, da comunidade e prefeitura local conseguimos colocar algumas ações imediatas em prática. Estamos recuperando a autoestima dos policiais, visto que a corporação precisa está com a autoestima elevada, para melhor desenvolver seus trabalhos.
Central
Implantamos o portão eletrônico na sede, hoje o policial tem segurança em seu local de trabalho. Outra inovação foi a implantação da Central de Monitoramento, em uma parceria com a CDL, na pessoa do seu presidente Charles Brício. O vídeo monitoramento, pioneiro no estado, visa diminuir as ocorrências policiais nas vias públicas da cidade. A CDL cede as imagens ao batalhão, que fiscaliza e identifica possíveis ações criminosas.
Segurança
Tenho desenvolvido diversas ações no município, principalmente nos povoados, a exemplo da Colônia Treze, Jenipapo e Brasília. Todo mês temos marcado reuniões nestas comunidades para ouvir os reclames da população. O nosso maior problema hoje é relacionado ao tráfico de drogas, mas temos agido de forma dura no combate. Outra conquista é que passamos 70 dias sem registro de homicídio no município .
LN- Qual o caso de maior repercussão atendido pela Polícia Militar neste tempo em que o senhor está à frente do Pelotão do Município?
KP- Entre muitas, acredito que uma grande ação que realizamos foi a apreensão de mais de 20kg de drogas no povoado Crioulo. Recentemente, também realizamos a prisão e apreensão de um acusado por homicídio. O mesmo portava 21 pinos de cocaína.
LN- Como é o trabalho conjunto das Polícias de Lagarto com a Promotoria Pública do Município, para combater a criminalidade?
KP- O nosso maior parceiro institucional é o Ministério Público, pois tem atuado de forma enérgica, no combate a criminalidade. Quero registrar aqui a atuação da Dr. Suzy, a frente da promotoria do município, como de fundamental importância para o desenvolvimento eficaz do nosso trabalho. O juiz da Comarca, Dr. Marcel, também merece ser lembrado por seu trabalho parceiro.
LN- Outro assunto bastante comentado em Lagarto é o envolvimento de menores com a criminalidade. Como a Polícia Militar tem agido com relação a esses casos?
KP – A questão é a falta de estrutura familiar, como também relacionada à religião, e sobre tudo a ausência dos pais. Vejo tudo isso com muita tristeza, um jovem entrar para o mundo da criminalidade, pois sabemos que a juventude é o futuro deste país. Mas, a polícia está preparada para agir de forma enérgica, contudo dentro da lei, que por sinal, deveriam ser mais duras. É lamentável acompanhar jovens cometendo crimes como estupros, roubos, ou até matando inocentes.
LN- O que o senhor espera da Segurança Pública de Sergipe em 2015/2016?
KP- Espero uma melhora grande, visto que já vejo certo melhoramento dos serviços como um todo. Temos um corpo técnico preocupado em bem servir a população sergipana. Existe um trabalho sério da PM, porém é preciso o engajamento da população, através de denúncias, pois a bandidagem migra conforme o trabalho policial.
LN – Qual a mensagem que a senhor deixa para a população lagartense e, os outros quatro municípios que compõe o 7º Batalhão?
KP- Quero dizer aqui que a polícia está à disposição da sociedade. E os moradores dos municípios componentes do 7º BPM: Lagarto, Simão Dias, Tobias Barreto, Riachão Dantas e Poço Verde, podem ficar tranquilos, pois temos uma equipe preparada diuturnamente, para dar suporte em ocasiões que requeira a presença da polícia. Como já citei antes, precisamos da ajuda dos cidadãos, sejam com críticas, denúncias ou sugestões. Trabalhamos de forma prática e inteligente, para dar segurança às comunidades.