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Procura pelo Serviço de Atenção em Saúde Mental do Ipesaúde aumenta em 200%
15 de dezembro de 2022 - 06:15, por Redação
Os beneficiários do Ipesaúde contam com um serviço de excelência de Atenção em Saúde Mental (SASM) com atendimentos realizados tanto em psicologia quanto em psiquiatria em sua rede própria. Atualmente 718 beneficiários são acompanhados. Até novembro de 2022 já foram feitos 22.338 atendimentos de psicologia e 3.584 atendimentos em psiquiatria. A equipe é formada por 12 psicólogos e 3 médicos especialistas em psiquiatria.
O coordenador do SASM, Ronnie Santos, revela que houve um crescimento na procura pelos serviços, de cerca de 200% desde o começo da pandemia da Covid-19. “As pessoas passaram a cuidar mais da saúde mental em razão das problemáticas que envolveram o isolamento com a pandemia, e continuaram se tratando. Vemos essa demanda crescer a cada dia, pois são cerca de 15 novas pessoas que entram na lista de espera para o atendimento com os nossos profissionais da casa”, explica o coordenador.
No início da pandemia, o atendimento online foi liberado, mas perceberam a necessidade de um fluxo planejado para a entrega de receitas. “O médico vinha para fazer as receitas dos pacientes psiquiátricos e encaminhávamos até a casa do beneficiário”, explica Ronnie.
Desde agosto de 2021 o atendimento do SASM voltou para a modalidade presencial, e segue com as consultas e sessões no Centro de Especialidades. Segundo o coordenador do SASM, antes da pandemia eram acompanhados 618 beneficiários e hoje são atendidos 718, um aumento de 110 beneficiários, em vista disso houve a contratação de mais um profissional após a pandemia para suprir um pouco a necessidade dos atendimentos.
Isadora Santos Ribeiro, 25, é uma das beneficiárias que faz terapia há pouco tempo e conta que tem gostado bastante. “Nunca tinha tido experiência com um acompanhamento profissional, já são cinco meses e está me fazendo muito bem. Gosto da agilidade e da psicóloga, pois ela me faz enxergar coisas e encontrar uma direção que sozinha não conseguiria”, comenta.
Já Tálita Pergentino, 42, está sendo acompanhada pelos profissionais do SASM desde 2020. Por um ano e meio teve consultas com um psiquiatra devido a Síndrome de Burnout, e desde então continua na terapia com uma psicóloga e a partir do tratamento consegue colocar limites no trabalho.
O médico psiquiatra, Tone Rudson, reconhece a importância do serviço integrado, pois faz muita diferença na receptividade ao beneficiário e no sistema de marcação. “A integralidade dos profissionais de psicologia e psiquiatras em um só lugar é muito positivo, assim conseguimos melhorar a qualidade do atendimento, ampliar o cuidado e melhorar a atenção com os beneficiários do Ipes”, afirma.
Dr. Tone destaca que a saúde mental ganhou protagonismo nos últimos anos, “a demanda cresceu, muitas pessoas começaram a reconhecer que precisam cuidar da saúde mental e por isso temos uma grande procura no SASM”. Ele também explica que a pandemia aguçou o debate e que está enfrentando uma demanda crescente que estava reprimida devido ao período de 2020 e 2021.
Atendimento humanizado
Na opinião de Bárbara Francisca Moura, psicóloga do Ipesaúde, o retorno positivo dos beneficiários quanto ao serviço se deve pelo atendimento humanizado de toda a equipe. Desde o primeiro atendimento na recepção à consulta com o profissional da área. “Os pacientes entram no SASM porque estão sentindo dores emocionais, tristeza profunda, depressão e vários outros diagnósticos de transtornos psicológicos. Então as meninas da recepção que realizam a marcação presencial possuem um grande cuidado ao recebê-los, o que acaba gerando um vínculo entre todos”, afirma.
A psicóloga também relembra que essa relação se estende para além do dia a dia das consultas, a exemplo de Fernando Vieira dos Santos, 60, beneficiário que estava no Ipesaúde para outra consulta em outra ala, e apesar disso fez questão de entregar uma sacola repleta de frutas como lembrança para a equipe do SASM. “Ele não vinha para o SASM hoje mas fez questão de passar aqui e trazer frutas, um gesto de afeto que nos emociona. Fatos assim sempre acontecem mesmo toda equipe informado que não parecida trazer nada, que estamos aqui para fazermos o melhor trabalho para todos, mas sempre tem um bolo, um salgadinho, por que os pacientes são muito amorosos e e satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela equipe do Ipesaúde”, adianta Bárbara.
Como marcar um atendimento no Serviço de Atenção em Saúde Mental?
O SASM funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para marcação interna, ou seja, para o beneficiário que opta por utilizar o serviço próprio no SASM, que é realizado na sede, é necessário comparecer na recepção do setor para apresentação da solicitação médica e carteira do Ipesaúde.
Já o coordenador Ronnie explica que “a entrega dos documentos não significa entrada imediata para atendimento psicológico, mas o nome na nossa lista de espera. Já as consultas com os psiquiatras funcionam com periodicidade diferente, são mais imediatas”. As regras para otimizar o andamento da fila são:
- Falta do beneficiário na primeira consulta
- Na ocorrência de 3 faltas, seguidas ou não
- Recebimento de alta do beneficiário pelo profissional
A psicóloga Bárbara Moura conta que grande parte dos beneficiários preferem aguardar a lista para serem acompanhados pelos profissionais do Ipesaúde, “porque confiam muito no serviço dos nossos psicólogos e psiquiatras”.
No caso do beneficiário que deseja realizar consultas em psicologia nas clínicas credenciadas o procedimento é diferente. Deve realizar a retirada da guia mensal de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na recepção do Centro de Especialidades ou do SASM, e apresentar solicitação médica e carteira do Ipesaúde. A sede do Ipesaúde está localizada na rua Campos, 177, bairro São José, em Aracaju.
A lista com todas as clínicas que atendem as especialidades citadas pode ser acessada através do nosso site “Redes credenciadas”.