- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Sergipe: Cerimônia de Diplomação dos eleitos será dia 19
14 de dezembro de 2022 - 12:23, por Redação
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) está finalizando os preparativos para a cerimônia de diplomação das(os) candidatas(os) eleitas(os) em 2022. Serão diplomadas e diplomados o governador eleito e o vice-governador, 1 senador, 8 deputados federais e 24 deputados estaduais. Haverá, também, a diplomação do 1º e 2º suplente dos cargos de senador, deputado federal e deputado estadual.
O evento será realizado no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, no dia 19 de dezembro de 2022, com início às 17h. Estarão presentes familiares e convidadas(os) das(os) diplomandas(os), bem como autoridades dos três Poderes do Estado. A cerimônia será aberta ao público, respeitando-se a capacidade máxima de assentos do local.
O diploma expedido pela Justiça Eleitoral habilita as eleitas e os eleitos a tomarem posse do cargo. Constam no Diploma o nome da(o) diplomada(o), o cargo para o qual foi eleita(o), o número de votos recebidos, o partido/federação/coligação pelo qual concorreu, código validador, bem como a data do pleito. O documento é chancelado pelo presidente do TRE-SE, desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto, e pela vice-presidente e corregedora, desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, conferindo ao documento a autenticidade.
Imprensa
O credenciamento da imprensa encerrou-se no dia 9/12. Mais de 100 profissionais de comunicação solicitaram acesso ao Teatro Tobias Barreto, entre assessores de parlamentares, cinegrafistas e repórteres de TVs, radialistas, jornalistas de mídia impressa, colunistas, repórteres de sites, fotógrafos independentes, etc.
Outras informações
No site do TRE-SE, na página das eleições 2022 visualiza-se, a partir do resultado da totalização, a relação das(os) eleitas(os) e respectivas(os) suplentes, além de outras informações, como o plano de governo do chefe do Poder Executivo estadual eleito, dados sobre gastos de campanha e dados pessoais dos eleitos (idade, grau de escolaridade, etc.).
A diplomação das(os) eleitas(os) é ato solene e etapa em que a Justiça Eleitoral atesta o cumprimento, por parte dos eleitos, das formalidades previstas em lei. Para receber o diploma, as candidatas e os candidatos eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas.