- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Ipesaúde alerta para cuidados contínuos com a saúde do homem
25 de novembro de 2022 - 13:17, por Redação
A campanha do Novembro Azul que é voltada para a conscientização da saúde do homem, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata está chegando ao fim. Durante todo o mês de novembro o Ipesaúde promoveu ações nas unidades e nas redes sociais com o objetivo de difundir as principais informações sobre os cuidados de saúde que os homens precisam adotar. Uma série de pequenos vídeos com quatro urologistas do instituto abordando a temática foram de grande destaque para os beneficiários.
Campanha
“Os homens precisam estar atento à saúde integral, que é muito mais ampla, independente das idades”, diz o urologista do Ipesaúde, Carlos Alberto Paes Silveira. Ele revela que o foco do Novembro Azul é o câncer de próstata, porque é o mais comum no homem, não apresenta sintomas e é o segundo câncer que mais mata.
Já o urologista Wesley Lima explica que os sintomas iniciais do câncer de próstata e informa com mais detalhes sobre as possíveis complicações. Wesley reforça que o mais importante é não esperar ter os sintomas, com o diagnóstico precoce há possibilidade de cura e de um tratamento com poucas sequelas.
Independentemente se houver fatores de risco ou não, os homens precisam cuidar da saúde. O urologista do Ipesaúde, Jorge Ramos, explica que a avaliação precoce deve acontecer a partir de 45 anos, se o homem tiver histórico familiar ou seja obeso. Caso contrário o recomendado é a partir dos 50. A identificação precoce do câncer de próstata acontece através de duas maneiras: medição do PSA (substância dosada no sangue) e o exame do toque retal.
Já ouviu falar que o homem é invencível, super forte e que nunca precisa ir ao médico cuidar da saúde? O urologista do Ipesaúde, Matheus Peixoto, faz questão de desmitificar essa ideia. “O momento certo para ir ao médico é desde cedo. A idade ideal é quando chega a adolescência e percebe as mudanças físicas em seu corpo”, afirma. Fica o alerta que a procura médica tardia pelos homens tem consequências graves. O médico acrescenta ainda que o diagnóstico da doença pode aparecer apenas no estágio mais avançado, evitando um tratamento efetivo de cura.