- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
MPF é favor de desfiliação do Profº Abraão após fusão partidária; Vereador deverá escolher outra legenda em breve
23 de agosto de 2022 - 17:00, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
O vereador de Simão Dias, Abraão da Conceição, já pode escolher outra sigla partidária, após o partido pelo qual foi eleito em 2020, o PSL, aprovar fusão com o DEM e criar o União Brasil, em fevereiro.
Por discordar da fusão, o vereador ingressou com uma ação de justificação de desfiliação partidária sem perda de cargo eletivo no Ministério Público Federal, através da Procuradoria Regional Eleitoral de Sergipe, para poder deixar a legenda sem perder o mandato.
O MPF concluiu o pré-julgamento já com o parecer da instituição entendendo que o vereador tem razão em deixar o partido. Pelo parecer, ‘a desfiliação do União Brasil não implica na perda do mandato por infidelidade partidária, vez que o vereador foi eleito pelo PSL e não pelo União Brasil’. Para o órgão federal, não se pode falar em infidelidade partidária do parlamentar ao partido ao qual não foi eleito e sequer assentiu em fazer parte.
Pelas informações, em breve, sairá a sentença e o vereador Abraão da Conceição estará livre para optar por qualquer outra agremiação. Nos bastidores políticos de Simão Dias comenta-se que o edil teria recebido convites da prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro e do deputado federal Gustinho Ribeiro, ambos Republicanos, para uma possível filiação ao partido do casal.