- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Suely Barreto: “A política que tanto sonhamos é possível e necessária”
12 de junho de 2022 - 17:18, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
A entrevista dessa semana no Lagarto Notícias é com a bacharela em Direito e pré-candidata a deputada estadual pelo Cidadania, Suely Barreto.
PLN – Quem é Suely Barreto? Conte-nos um pouco de sua história de vida.
Suely Barreto – Suely é uma mulher muito simples, batalhadora, corajosa e persistente. Eu nasci em Indiaroba e fui criada em Estância onde minha mãe era escrivã e tabeliã e meu pai sempre foi mecânico e caminhoneiro. Tenho três irmãos biológicos, um já falecido, e três irmãos adotivos. Me tornei mãe ainda na juventude de uma linda moça e de um casal de gêmeos, hoje adultos. Desde a infância eu fui uma “moça diferente” gostava de tudo que não era aceito para meninas. Brincar de bola, tomar banho em rios, pegar caranguejo em manguezais, pedalar e cavalgar nas fazendas, enfim, sempre que ouvia “não é pra você” me instigada a vontade de fazer e fazia bem feito. Aos 17 anos, estudando sociologia no ensino médio, integrei o movimento em defesa da reforma agrária e não me afastei mais dos movimentos sociais. Casei, procurei estudar muito e a cada nova descoberta a certeza de que eu tinha/tenho a missão de ajudar pessoas.
PLN – Suely Barreto é bacharela em Direito, pós-graduanda em Direito Penal e como surgiu o interesse pela política?
SB – Na verdade o interesse pela política surgiu antes do interesse pelo curso de Direito. Sempre enxerguei a política como a maneira legítima de ajudar a sociedade a se desenvolver, progredir e oportunizar um futuro melhor. Fui aprovada em dois vestibulares na mesma época, Jornalismo e Direito, optei por me especializar em garantias de Direitos da população, para não apenas aprender sobre, mas, exigir que as Leis se cumpram para todos.
PLN – A senhora disputou as eleições para vereadora e prefeita de Estância, em 2016 e 2020, respectivamente, por qual motivo não logrou êxito nas duas disputas?
SB – A política tradicional e a força do poder econômico dificulta demais os novos nomes. Vemos pessoas sem capacidade técnica, sem serviços prestados e apadrinhados de políticos ocuparem os espaços que deveriam ser ocupados por pessoas merecedoras. Esse é o maior trabalho, conscientizar a população sobre a sua responsabilidade pessoal e convencer essa mesma camada social a acreditar que existe honestidade e moralidade na política. Por outro lado, o fato de ser mulher e de ter alcançado meus espaços por mérito e não por indicações ou apadrinhamentos preocupa o sistema tradicional que dificulta de todas as maneiras possíveis a minha aproximação aos ambientes de representatividade. Mas, sigo firme e acreditando no meu potencial. Novamente o eleitorado estanciano e sergipano terá oportunidade de conhecer e avaliar o nosso nome e trabalho.
PLN – Qual foi a sua atuação à frente de Conselhos Municipais e do Projeto Mulheres de Cores?
SB – Eu presidi vários Conselhos Municipais, entre eles, o Conselho de Políticas Anti Drogas, Conselho do Idoso e Conselho de Assistência Social. Também fui conselheira nos Conselhos da Criança e do Adolescente, Conselho de Saúde e Conselho de Desenvolvimento Sustentável. Assim como no INDEPENDÊNCIA Química Projeto de prevenção e combate às drogas que idealizei e coordeno há quase 13 anos, o Projeto Mulheres de Cores, hoje com 5 anos de atuação, visa garantir Direitos das mulheres além de incentivar o empoderamento, o empreendedorismo e combater a violência doméstica.
PLN – Para 2022, a advogada Suely Barreto está mesmo disposta a tentar vaga na Assembleia Legislativa?
SB – Disposta, preparada, consciente e determinada a novamente me colocar à disposição e apontar alternativas possíveis e necessárias para que os sergipanos tenham uma representação feminina à altura das suas necessidades.
PLN – Como a senhora pretende se apresentar ao eleitorado em busca do voto para seu projeto?
SB – Como realmente sou, sem personagens e colocando à disposição da população toda a minha experiência na vida pública, toda a minha capacidade técnica e tudo que vi, vivi e aprendi em mais de 25 anos de experiência política.
PLN – A senhora anseia ser uma voz feminina forte e com ideias relevantes na Alese?
SB – Com certeza. Pautas relevantes devem ser defendidas com independência, coragem e competência, requisitos que preencho notoriamente.
PLN – O fato do agrupamento do ex-prefeito Ivan Leite pertencer ao mesmo bloco do Cidadania não pode atrapalhar o seu projeto político esse ano?
SB – Eu fui uma das integrantes do Diretório Nacional do Cidadania que votou a favor da federação Cidadania/PSDB por entender que os benefícios dessa união seriam maiores que qualquer problema pontual. Não vejo nenhum problema em grupos opostos, uma vez que, o foco do meu trabalho e da minha construção acontecem com pessoas iguais a mim e que vivem e constroem comigo essa alternativa totalmente diferente das demais.
PLN – Atualmente, como está o planejamento nesse período de pré-campanha?
SB – Estamos focados em percorrer os municípios e conhecer e dialogar sobre os principais problemas de Sergipe. Política é sobretudo, construção e ninguém melhor que o próprio sergipano para nos ajudar a construir o melhor para todos.
PLN- Como será disputar uma eleição pela federação PSDB/Cidadania com nomes como dos deputados Georgeo Passos, Kitty Lima, Dr. Samuel e os vereadores Sheyla Galba e Ricardo Marques?
SB – Primeiro, uma satisfação e orgulho em saber que integro um grupo de políticos fichas-limpas, segundo ter plena consciência do meu potencial e de todo o serviço prestado a esse Estado, requisitos que me colocam em condições iguais de disputa.
PLN – Com qual pré-candidato a deputado federal, Suely pretende firmar aliança em Estância?
SB – Temos excelentes nomes no nosso partido, e mesmo defendendo candidaturas femininas, entendo que homens e mulheres de bem precisam ocupar esses espaços e por isso seguirei ao lado de Itamar Santana, advogado lagartense sempre apoiador das nossas lutas em Estância e região.
PLN – Qual mensagem a advogada Suely Barreto deixa à população sergipana?
SB – A política que tanto sonhamos é possível e necessária. Basta que façamos a nossa parte e busquemos o melhor para a coletividade. Eu escolhi estar do lado certo e espero que todos vocês me sigam na mesma direção.