- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
Eleições 2022: A reta final do troca-troca partidário em Sergipe
23 de março de 2022 - 14:14, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
MITIDIERI PODE PEDIR LICENÇA DA CÂMARA E ALEXANDRE FIGUEIREDO ASSUMIR VAGA
O MDB trabalha para que o suplente de deputado Federal, Alexandre Figueiredo, assuma vaga na Câmara em lugar do deputado e pré-candidato ao Governo, Fábio Mitidieri (PSD), que planeja se licenciar do cargo para cuidar das questões eleitorais. Em 2018, Alexandre obteve 16.167 votos dos sergipanos.
EX-GOVERNADOR DE SP GERALDO ALCKMIN SE FILIA AO PSB
O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, se filiou na manhã desta quarta-feira (23) ao PSB. O ato acontece em Brasília e contou com a presença de políticos e parlamentares. Com a entrada na legenda, Alckmin dá mais um passo em direção à formação de uma chapa com o ex-presidente Lula (PT) para disputa da Presidência da República.
VICE-GOVERNADOR DO MARANHÃO TROCA PSDB POR PSB
Quem também se filiou ao PSB foi o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, que deixou o PSDB. O vice assumirá o executivo local em abril e disputa reeleição ao lado do ainda governador do Estado, Flávio Dino (PSB), pré-candidato ao Senado.
SENADOR DE SANTA CATARINA ASSINA NO PSB PARA TENTAR GOVERNO DO ESTADO
No mesmo ato, o senador de Santa Catarina, Dario Berger, assinou ficha de filiação ao PSB após deixar o MDB. O parlamentar chega ao partido socialista para disputar o Governo de Santa Catarina com o apoio do ex-presidente Lula (PT).
PL FOI O PARTIDO QUE MAIS AMPLIOU BANCADA NA JANELA; UNIÃO BRASIL PERDEU MAIS I
Após 20 dias da janela partidária, 55 deputados federais (10,7% do total de cadeiras da Câmara) trocaram de legenda. O PL foi quem mais ganhou. O partido do presidente Jair Bolsonaro pulou de 42 para 63 parlamentares. O prazo para mudar de partido sem riscos de punição termina no dia 1º de abril.
PL FOI O PARTIDO QUE MAIS AMPLIOU BANCADA NA JANELA; UNIÃO BRASIL PERDEU MAIS II
O PL também perdeu quadros, como o único baiano a oficializar mudança até agora: Abílio Santana foi para o PSC. Além dele, Bacelar (Podemos) está próximo de formalizar a ida ao PV. Já o recém-criado União Brasil perdeu mais. O partido fruto da fusão do DEM com o PSL tinha 81 assentos na Câmara quando nasceu, agora tem apenas 52 deputados.
NA BAHIA, LULA LIDERA COM 62% CONTRA 15% DE BOLSONARO I
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue sendo o preferido pela grande maioria dos baianos. Na pesquisa Genial/Quaest divulgada na manhã desta quarta-feira (23), o petista aparece com 62% das intenções de voto na pesquisa estimulada – quando o nome dos pré-candidatos é apresentado. O atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), aparece em segundo lugar no estado, com apenas 15%.
NA BAHIA, LULA LIDERA COM 62% CONTRA 15% DE BOLSONARO II
Em uma simulação para o segundo turno, também levando em conta apenas votos na Bahia, Lula tem 70%, e Bolsonaro, 19%. O instituto ouviu 1.140 moradores da Bahia, entre os dias 16 a 19 de março, em entrevistas realizadas pessoalmente. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada na Justiça Eleitoral sob o número BA-06141/2022.
OTTO LIDERA PESQUISA DE INTENÇÕES DE VOTO PARA SENADO
A pesquisa Quaest/Genial também trouxe as intenções de voto para o Senado. O senador Otto Alencar (PSD), que tenta a reeleição, aparece na liderança com 21%. Atrás do psdista aparecem o ex-deputado federal Zé Ronaldo (UB), com 13%, e o vice-governador João Leão (PP), com 12%.
EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, RODRIGO MAIA SE FILIA AO PSDB
O PSDB será o caminho do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. O deputado federal, atualmente licenciado, aceitou o convite de filiação do presidente nacional do partido, Bruno Araújo, e será responsável por comandar a proposta de federação com o Cidadania no Rio de Janeiro.
PARTIDO LIBERAL TRABALHA PARA ELEGER DOIS DEPUTADOS FEDERAIS EM SE
O Partido Liberal trabalha para eleger dois deputados federais nas eleições de outubro em Sergipe. Devem disputar o pleito, o deputado federal Bosco Costa e os deputados estaduais Talysson de Valmir e Zezinho Guimarães (ainda MDB). O deputado federal Vandevan Noventa teve mandato cassado e ficará de fora da disputa pela reeleição ou Senado Federal.
DESTINO PARTIDÁRIO DO DEPUTADO FÁBIO HENRIQUE AINDA É INCERTO
O destino partidário do deputado federal Fábio Henrique (ainda PDT) ainda é uma incógnita. Em dificuldade de formação de chapa no PDT, Fábio pode optar por outra legenda para tentar reeleição.
ELEIÇÕES 2022: A RETA FINAL DO TROCA-TROCA PARTIDÁRIO EM SERGIPE I
Na reta para o fechamento da janela partidária (prazo final: 1 de abril), a movimentação nos bastidores políticos segue intenso em Sergipe, porém os anúncios de mudanças só serão feitos nos 48 minutos do segundo tempo.
ELEIÇÕES 2022: A RETA FINAL DO TROCA-TROCA PARTIDÁRIO EM SERGIPE II
Até o momento, o deputado federal Gustinho Ribeiro trocou o Solidariedade pelo Republicanos e o deputado estadual Francisco Gualberto deixou o PT e se filiou ao PSD. Nos demais casos apenas especulações de possíveis trocas, a exemplo dos deputados estaduais Luciano Pimentel (sem partido), Maria Mendonça (PSDB) e Zezinho Sobral (PODE), que iriam para o PP do deputado Laércio Oliveira.