UFS / Lagarto: Pesquisa sobre fissuras labiopalatinas busca fonoaudiólogos, médicos e odontólogos

11 de fevereiro de 2022 - 09:03, por Marcos Peris

Os pacientes com fissuras labiopalatinas, que são as fendas na região da boca e palato (conhecido popularmente como céu da boca) precisam de cuidados específicos e é fundamental que os profissionais de saúde estejam atualizados sobre as características e protocolos adotados. Para compreender esse cenário a pesquisa “Concepção e Prática de Profissionais de Saúde do Estado de Sergipe Acerca das Fissuras Labiopalatinas” busca respostas de fonoaudiólogosmédicos e odontólogos com atuação no interior de Sergipe (para rqesponder, deve-se clicar no link da categoria profissional). Entre 2010 e 2019, nasceram 308 bebês com fissura labiopalatina em Sergipe, de acordo com o Sistema Nacional de Nascidos Vivos (Sinasc). A condição de saúde pode levar a alterações na alimentação, na fala e na respiração.

A coordenadora da iniciativa, professora Natália Leite, do Departamento de Fonoaudiologia do campus, explica que a ideia é oferecer capacitações de acordo com as necessidades. “Nós iremos receber essas respostas, observar as necessidades e depois, de acordo com essa demanda, podemos pensar em oferecer capacitações e atualizações sobre as fissuras”, pontua.

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br