- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HRL garante acesso regionalizado a serviços de urgência e emergência e fortalece o SUS
22 de janeiro de 2016 - 17:19, por Marcos Peris
Por Tito Lívio
O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, constitui-se num importante elo para a rede estadual de urgência e emergência hospitalar de Sergipe, assegurando cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes nos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde (Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto). No entanto, diariamente, o hospital presta atendimento também a centenas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) procedentes de outras regiões do Estado e de cidades baianas que fazem divisa com Sergipe.
O relatório anual estratificado por município revela que Lagarto (sede e municípios) foi a procedência de 71,8% dos quase 57 mil usuários assistidos em 2015 pelo HRL. Ao todo, foram atendidos quase 41 mil cidadãos domiciliados em Lagarto. Depois deste, na região Centro-Sul, Simão Dias e Salgado foram os municípios que mais encaminharam pacientes ao HRL, respectivamente com 1.733 (3%) e 1.586 (2,78%) usuários do SUS assistidos pela unidade.
O quarto município com maior número de pacientes beneficiados foi São Domingos, na região Agreste de Sergipe. De lá, no ano passado, o HRL atendeu 940 pessoas, o que corresponde a 1,65% do total de usuários assistidos na unidade em 2015. De janeiro a dezembro do ano passado, o Hospital Regional de Lagarto ainda atendeu a 707 (1,24%) pacientes de Tobias Barreto; 488 de Itabaiana; 469 de Campo do Brito; 439 de Riachão do Dantas; 408 de Poço Verde; 268 de Aracaju; 228 de Estância e 224 de Boquim.
Para o superintendente do HRL, Oldegar Alves Junior, o Hospital Regional, desde a sua fundação, tem cumprido o papel para o qual foi concebido pela Reforma Sanitária e Gerencial do SUS, implementada a partir de 2007 pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “O HRL é uma unidade que, desde a sua inauguração, com a oferta de serviços de urgência e emergência, fortaleceu a política de interiorização e regionalização do acesso aos serviços de urgência e emergência em Sergipe”, ressalta.
Além disso, segundo o superintendente, o Hospital Regional desempenha um papel primordial também no cumprimento dos princípios básicos do SUS, como o da universalidade, assegurando atendimento indistintamente a todos os cidadãos, independente de seus respectivos municípios de origem. “Tanto assim, que este ano, dos sete municípios que mais demandaram pacientes para o HRL, três – São Domingos, Campo do Brito e Itabaiana – são da região Agreste do Estado”, ressalta.
Bahia
Localizado numa região estratégica do Centro-Sul, o Hospital Regional de Lagarto também garante assistência a centenas de usuários do SUS de vários municípios baianos próximos ou que fazem divisa com Sergipe. Paripiranga foi o município da Bahia, na divisa com Sergipe, que mais encaminhou pacientes em 2015 ao HRL, com 392 cidadãos assistidos na unidade, seguido de Adustina (166), Fátima (118), Itapicuru (86), Cícero Dantas (83), Heliópolis (62) e Coronel João Sá (35).
Serviços
O HRL oferta serviços de saúde principalmente nas áreas de clínica geral, ortopedia, pediatria e cirurgias geral e ortopédica. De janeiro a dezembro de 2015, a unidade já realizou quase 171.388 mil procedimentos de urgência e emergência, entre consultas especializadas, tratamentos clínicos de traumas ortopédicos, atendimentos de enfermagem em geral, como administração de medicamentos e aferição de pressão arterial, entre outros. No mesmo período, também ofertou quase 154 mil exames, entre laboratoriais clínicos e diagnósticos por imagem, bem como 3.502 novas internações e realizou 1.106 cirurgias realizadas, entre gerais e ortopédicas.