“Sonho em fazer o curso de Medicina”, diz Gabriela Silva, aluna destaque na Redação do Enem

17 de janeiro de 2016 - 07:07, por Marcos Peris

Aluna conseguiu 920 pontos da Redação

Aluna conseguiu 920 pontos da Redação

A entrevista da semana é com a jovem Gabriela Silva, aluna do Colégio Dr. Milton Dortas, em Simão Dias. Gabriela é estudante destaque do estado por conseguir desempenho acima da média nacional no resultado do ENEM 2015, em Redação. A estudante ficou com 920 pontos nessa disciplina.

Lagarto Notícias -. Quem é Gabriela Silva?

Gabriela Silva – Tenho 17 anos, moro no povoado Aroeira/Simão Dias. Minha família é de origem simples, meu pai é lavrador e minha mãe é professora da rede municipal. Desde pequena sempre tive muito contato com livros, isso me influenciou a adquirir certo gosto pelos estudos.

LN- Sempre estudou em escola pública? Como fez para sanar as tradicionais dificuldades no ensino público?

Gabriela Silva – Sim, nunca frequentei colégios particulares. Mas, as escolas públicas onde estudei sempre possuíram uma ótima estrutura e professores maravilhosos. O maior problema que tive que enfrentar foi às greves, porém quando elas ocorriam eu estudava em casa pela internet, cursinhos online, revisava conteúdos, respondia questões… Enfim, tentava suprir essa carência sozinha. E funcionou!

LN- Qual o segredo para conseguir nota máxima na Redação do exame do Enem?

Gabriela Silva – Não consegui a nota máxima, mas possui um bom desempenho porque escrevi muitas redações e tentava sempre superar minhas dificuldades. Para isso recebi muitas dicas dos meus professores de redação. Ler muito sobre temas atuais e memorizar alguns dados, também facilitou na hora da argumentação.

LN- Como foi a sua preparação com vistas à participação no Enem 2015?

Gabriela Silva – Realizei a prova do ENEM durante os três anos em que cursei o ensino médio. No primeiro ano foi apenas por experiência. No segundo ano revisei alguns conteúdos e respondi algumas questões, isso fez com que eu fosse aprovada no curso de Nutrição (UFS/Lagarto). No terceiro ano, estudei intensivamente. Acompanhava aulas de um cursinho online (Descomplica), ia para as revisões do colégio e as do Projeto Enem, frequentei as aulas do Pré Seed e, em meus horários livres, distribuía o tempo entre fazer resumos, revisar conteúdos, fazer redações e responder muitas questões.

LN- Qual a participação do Colégio Milton Dortas para a sua performance no exame?

Gabriela Silva – Os excelentes profissionais que lá trabalham foram o diferencial. O fato da maioria das provas da escola serem estilo ENEM, facilitou em minha adaptação ao exame. Havia aulas extras todos os sábados para revisão de conteúdos do ensino médio e realização de simulados. E, também existia um projeto organizado pelo professor Lucivaldo (de Biologia), chamado “Projeto Enem– UFS”, onde aos finais de semana e durante a greve sempre havia aulas marcadas e lá, ele passava dicas e estratégias para realizar bem o Enem, fornecia materiais e aplicava simulados. O que formou uma combinação excelente para minha preparação.

LN- Em sua opinião, o tema da Redação do Enem 2015 foi surpresa, ou o assunto abordado estava dentro da normalidade?

Gabriela Silva – Estava dentro da normalidade, já que é um assunto que foi debatido muito ultimamente. O próprio Pré Seed, abordou uma temática referente à mulher em uma das redações do simulado. E, por ter feito essa redação tive um suporte maior na hora da argumentação.

LN- Como você recebeu a notícia da colocação na Redação?

Gabriela Silva – Fiquei muito feliz, pois consegui alcançar meus objetivos, e superar a maioria das dificuldades que enfrentei durante o ano. Além do mais, essa nota influenciou positivamente em minha média final.

LN- Qual o curso você pretende ingressar na faculdade? Você se identifica com a profissão, ou apenas está visando o lado financeiro?

Gabriela Silva – Sonho em fazer o curso de Medicina. Não apenas pelo lado financeiro, mas por ser uma das profissões que mais admiro. O ato de ajudar o próximo, de curar um enfermo, de dar esperanças a alguém que estar sofrendo, de tentar amenizar um pouco o caos do sistema de saúde pública brasileira, nem que seja apenas fazendo minha parte em um pequeno consultório, é o que realmente me estimula. Não sei se minha média será suficiente (722,9), mas continuarei tentando.

LN- O sucesso nos estudos tem o apoio de sua família ou é algo do seu próprio interesse?

Gabriela Silva – Minha família, amigos e namorado me apoiaram muito, principalmente nos momentos que estava cansando devido às dificuldades do percurso. Mas, também sempre fui determinada e interessada.

LN- Qual mensagem você deixaria para os novos egressos do ensino médio e futuros candidatos à prova do Enem?

Gabriela Silva – Não vai ser fácil! Será necessário muito esforço e abdicações. Irão surgir muitos problemas, e caberá a você superá-los e não ficar apenas dando desculpas para si mesmo. Mas, no final valerá pena! Ver seu nome na lista de aprovação do curso dos seus sonhos recompensará todos esses sacrifícios. Boa sorte nessa trajetória!

 

Xingó Parque Hotel & Resort

O Xingó Parque Hotel & Resort está situado perto da usina hidrelétrica Xingó e dos famosos cânions do Velho Chico, a 77 km do Aeroporto Paulo Afonso. Tudo isso, às margens do Rio São Francisco no município sergipano de Canindé. 

 

#Envie também a sua foto para o espaço. redacao@lagartonoticias.com.br

Contato

Alexandre Fontes

Diretor Comercial
79 99810-2533

Marcos Peris

Jornalista – DRT 1834
79 99803-2070

Endereço

Praça Dr. Filomeno Hora, 10
1º Andar – Sala 04
Anexo à Sorveteria Friberg
CEP: 49400-000 Lagarto/SE
redacao@lagartonoticias.com.br